ADAB Leilão da Jacarezinho leilão da Jacarezinho

 

O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, prestigiou o 28º Leilão de Reprodutores da Agropecuária Jacarezinho (AJ), na Fazenda Nova Terra, em Cotegipe – oeste da Bahia. O evento promovido por uma das principais fornecedoras de matrizes e reprodutores avaliados, além de animais para recria e engorda da pecuária brasileira, aconteceu no domingo (26) ao colocar à venda touros Nelore DEPPLUS, marca de reprodutores com DEP Genômica e reconhecidos com Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), instrumento de qualificação funcional e de produção emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Leilão de Reprodutores da Jacarezinho é um dos mais tradicionais eventos comerciais da pecuária brasileira e foi colocado à venda o melhor da safra de touros Nelore DEPPLUS. Esta é mais uma ferramenta oferecida pela Jacarezinho para ajudar na escolha do reprodutor, baseada na tecnologia como um componente imprescindível do melhoramento genético. “A DEPPLUS traz mais assertividade e segurança das informações nos touros ao mercado, elevando a exatidão dos resultados. Um touro jovem DEPPLUS pode, aos dois anos de idade, ter a mesma qualidade de um reprodutor já provado”, explicou Ian Hill, diretor da Agropecuária Jacarezinho.

“Participar deste evento foi bom para demonstrar o valor da pecuária baiana frente ao melhoramento genético para a formação dos nossos planteis, mas também a preocupação e o compromisso com a sanidade animal. E é notória a necessidade das duas atividades para a qualidade do animal. Atrelar a sanidade animal e o melhoramento genético para qualificar cada vez mais o animal. A empresa é inovadora e segue uma série de protocolos de exigências sanitárias e de rastreabilidade”, disse Oziel Oliveira.

A atividade também gera emprego e renda para a região baiana em que está inserida. Em 2004, adquiriu áreas abrangidas pelo antigo Projeto Sudene no Oeste da Bahia, nos municípios de Cotegipe e Wanderley , no Vale do Rio Grande, com a criação da Fazenda Jacarezinho Nova Terra, com 46 mil hectares. Em 2008 começou a aquisição de novas áreas no Oeste da Bahia e atualmente, além da bovinocultura de corte, o cultivo de seringueira, soja, milho, algodão e floretas de eucalipto complementam o mix de atividades que a Agropecuária Jacarezinho desenvolve.

O leilão também ofertou e leiloou 220 touros, 120 novilhas, 500 machos de corte e 180 fêmeas também de corte. Em um total de 59 investidores do Mato Grosso do Sul, que levaram 61 reprodutores; do Maranhão, que investiu R$ 642,6 mil em 270 novilhas e bezerras para cria; da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins.

A Jacarezinho

Fundada em 1993 no município de Valparaíso, interior do Estado de São Paulo, a AJ transformou-se em palco de maciços investimentos na pecuária de corte das raças Nelore e Braford, com incorporação do rebanho ao programa de melhoramento genético da Conexão Delta G. É referência no mercado e uma das líderes do setor de produção de sêmen, inseminação artificial e seleção de bovinos geneticamente superiores.

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB

Assessora de Comunicação: Amanda Almeida

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel./Fax: 71. 3116-8461