O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, esteve na tarde de ontem (11) em Teresina, no Piauí, para participar do Seminário sobre Inspeção de Carnes. Torres ministrou palestra sobre a experiência da Bahia na implantação do Serviço de Inspeção, abordando os projetos realizados em parceria entre a Secretaria da Agricultura (Seagri) e o processo que levou o Estado à adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/ POA). Neste sentido, a Adab assume fundamental importância nas ações desenvolvidas pelo Serviço de Inspeção, atuando junto às indústrias processadoras, fiscalizando a qualidade dos produtos, coibindo, ainda, o abate e o trânsito de produtos clandestinos.

“A cadeia produtiva da carne tem, ao longo dos anos, ampliado e consolidando o parque industrial. Este está em expansão nestes 17 anos que procederam ao marco legal constituído pela Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura. Hoje o parque industrial da Bahia detém 34 matadouros inspecionados, sendo 24 pelo S.I.E. e 10 S.I.F., com um abate de 1.200.000 animais”, explica Torres. “Este quadro sofrerá, ainda, forte impacto com a implantação de novos matadouros frigoríficos com capacidade de 30 e 100 bovinos/dia localizados em regiões distantes dos pólos frigoríficos, com isso, conseguiremos convergir à pecuária local para o abate formal”. Estes novos matadouros foram prospectados pela Seagri/Adab para atuarem de forma complementar aos matadouros regionais, beneficiando assim a cadeia produtiva da carne e constituindo uma importante ferramenta para o fortalecimento da saúde pública na Bahia.

O diretor-geral informou também que a Adab criou o programa de entrepostos frigoríficos modulares, que vêem como uma alternativa para os municípios que não possuem um matadouro frigorífico e estão distantes dos grandes centros, fechando a cadeia produtiva da carne. “Desta forma, pode-se atender a portaria 304/96, viabilizando a estocagem e distribuição das carnes, tendo como princípio básico a construção dos entrepostos frigoríficos acoplados aos mercados”, esclareceu Torres.

A Bahia foi um dos três primeiros Estados, seguido de Minas Gerais e Paraná, a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). Esse sistema permite aos serviços de inspeção Estadual e Municipal a equivalência com o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F), ampliando o comércio interestadual de produtos de origem animal da Bahia nas diversas escalas de produção em todo o país. “A Adab assegura desde março de 2010 a ampliação de mercado para os produtores e a segurança alimentar ao consumidor final com produtos saudáveis e de qualidade. O Sistema visa padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança do alimento”, finalizou o diretor-geral, Pauo Emílio Torres, ressaltando que o Sisbi abre a possibilidade de inserção dos estabelecimentos baianos nos mercados consumidores altamente competitivos nas Unidades da Federação.

O evento continua até hoje (12) discutindo sobre o abate clandestino, abate humanitário e bem-estar animal, além de propostas, recomendações e moções. O evento tem realização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, com apoio do Colégio Agrícola de Teresina e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi).

Ascom Adab

www.adab.ba.gov.br