Avaliar o estado de Emergência Fitossanitária do Oeste da Bahia e estabelecer novas estratégias para controle de pragas. Estes são os temas a serem discutidos na reunião do Grupo Operacional de Emergência Fitossanitária que acontece amanhã, 26 de fevereiro, às 17 horas, na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Barreiras. Esta é a primeira reunião em que o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, participa após assumir o comando da autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri).

O Grupo coordenado pela Adab foi criado em 07 de março de 2013 com o objetivo de identificar, propor e executar a implantação de ações emergenciais e eficazes para o controle da Helicoverpa armígera, que ataca as culturas de milho, algodão e soja no Oeste da Bahia. Ele criou em conjunto com os produtores e as entidades de classe da região Oeste o Programa Fitossanitário da Bahia para monitoramento e controle da Lagarta, referenciado nacionalmente pelo respaldo dos consultores entomologistas nacionais e internacionais, bem como o amparo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Cerrados e Soja).

“O Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Adab são os agentes promotores da política pública chamada Defesa Agropecuária que atua no setor produtivo de forma transversal, interinstitucional e multidisciplinar, compartilhando responsabilidades com todos os elos das cadeias produtivas, para evitar perdas ao ambiente, à sociedade e à agropecuária”, salienta o diretor-geral da Agência, Oziel Oliveira, ressaltando a importância da união entre instituições privadas e agentes governamentais para resolver o problema.

Convidados pelo novo diretor-geral da Agência estarão presentes os dirigentes ou representantes dos órgãos que compõem o Grupo: a Abacafé, Aciagri, AEAB, Agrolem, Aiba, Abapa, EBDA, Embrapa, Fundação BA, Fundeagro, e do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, bem como a superintendência federal de Agricultura do MAPA e o superintendência do Desenvolvimento Agrário da Secretaria Estadual da Agricultura.

Fonte: Ascom Adab

Assessora de Comunicação: Amanda Almeida

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461