Seagri comemora 119 anos de luta pela agropecuária baiana

“Reverenciamos o passado, colhemos os frutos do presente e acenamos para o futuro, com esperança e com a certeza de dias melhores para a Bahia”, disse o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, ao iniciar a solenidade de comemoração aos 119 anos da Seagri, ocorrido nesta quarta-feira. O evento, realizado no auditório da Seagri, lotado por servidores e convidados, foi marcado pela apresentação de corais, que apresentaram clássicos da música brasileira louvando a terra e aqueles que dela tiram os alimentos.

Os superintendentes de Irrigação, Marcelo Nunes de Abreu; da Agricultura Familiar (Suaf) Wilson Dias; de Política do Agronegócio (SPA), Geraldo Dias Abbehusen; de Desenvolvimento da Agropecuária (SDA), Anttonio Almeida Júnior; o diretor geral da Adab; Paulo Emílio Torres; Gilmar Bonfim, representando o diretor presidente da EBDA, Elionaldo Faro Teles; a diretora geral da Seagri, Jucimara Rodrigues, e o coordenador de Reforma Agrária do CDA, Rildo Borges, participaram do evento e também homenagearam os servidores, destacando a atuação de cada um desses órgãos que compõem o sistema Seagri.

Com mais de meio século de serviços prestados à instituição, os funcionários Edgar Regis Nunes dos Santos, Otávio Queiroz Pinheiro e Henrique de Santana foram homenageados pelo secretário. Lotado na Coordenação de Material e Patrimônio (Dirad), Edgar Regis, 66 anos, casado e pai de um casal de filhos, lembrou que começou a trabalhar na Seagri aos 14 anos, e afirmou que “aqui constituiu uma segunda família, uma segunda casa onde aprendi muito com os colegas de trabalho ao longo de 52 anos de serviços”.

A programação comemorativa contou com a exposição de fotografias dos colaboradores, um vídeo contando a história da Seagri e homenageando seus funcionários, e a participação dos corais Água Viva (Embasa), com o maestro Alcides Lisboa; coral independente Phoennix, do maestro Moisés Oliveira; Grupo Cantarolando, da Justiça Federal, com o maestro Edvan Barbosa, e o coral Vozes da Seagri, regido por Neemias Couto, que fechou a programação com a música Cio da Terra, de Milton Nascimento.

A finalizar sua saudação aos servidores, o secretário Jairo Carneiro disse que “precisamos homenagear também o governador Jaques Wagner, pelo reconhecimento que ele tem tido por essa secretária e a prioridade dedicada a esse setor estratégico, em especial à agricultura familiar”.

Fonte: Ascom – Seagri

Texto:Daniela Silva

Contatos: (71) 3115-2794/2737