A seleção para o ingresso no Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária acontecerá no próximo mês de novembro. O edital será disponibilizado no site da Universidade Federal do Recôncavo baiano (UFRB)ainda neste mês de outubro. Desde setembro de 2010, a Secretaria da Agricultura, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), da UFRB e do Centro Nacional de Mandioca e Fruticultura da Embrapa, entrou para o cenário acadêmico científico nacional com a implantação do 1º Curso de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária (MPDA) do Brasil.

Após dois anos de curso, o MPDA contabiliza o ingresso de 23 agrônomos e médicos veterinários, a partir de três seleções de caráter nacional. Desse total, quatro já concluíram suas dissertações de mestrado e mais seis serão finalizadas até dezembro deste ano.

“Essa iniciativa é de extrema relevância para a defesa agropecuária, haja vista as possibilidades de soluções aos entraves do setor que são elucidados pelos estudos e linhas de pesquisas das áreas animal, vegetal e da inspeção de produtos”, avalia o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, destacando que dessa forma, o mestrando além de se qualificar profissionalmente, revela seu compromisso social ao cuidar do patrimônio agropecuário sob a ótica da responsabilidade compartilhada. “E os maiores beneficiários serão os produtores, consumidores e o meio ambiente”.

Podem participar da seleção os servidores da Adab e demais instituições de defesa agropecuária que possuam curso de graduação de nível superior em Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia ou áreas afins. “Além da qualificação em si, devemos atentar para o fato de que o título de mestre consta dos requisitos de ascensão na carreira de Fiscal Estadual Agropecuário.”, informa a Assessora de Planejamento Estratégico da Adab, Maria Tereza Mascarenhas, lembrando que, associados ao curso foram realizados dois simpósios de defesa agropecuária, mesas-redondas, palestras e aulas com colaboradores de diversas instituições de destaque nacional, a exemplo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Moscamed do Brasil e da AGROPEC Pesquisa, Extensão e Consultoria Ltda.

No ato da inscrição para o Mestrado Profissional, os candidatos deverão apresentar os documentos abaixo relacionados e encadernados em espiral:

• a) Cópia do Currículo Lattes atualizado e devidamente comprovado.
  • b) Cópia dos documentos de RG e CPF.
  • c) Cópia do histórico escolar atualizado (final de curso), onde conste coeficiente de rendimento (CR)global do candidato. O CR do candidato não poderá ser inferior a 6,0.
  • d) Cópia do diploma de graduação ou documentos que comprovem a conclusão do curso ou declaração de provável formando.
  • e) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, conforme modelo anexado ao edital (disponível na internet http://www.ufrb.edu.br/mpdefesaagropecuaria).
  • f) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
  • g) Uma foto 3x4, recente.
  • h) Projeto de pesquisa (contendo título, nome do provável orientador, introdução, objetivos, material e métodos, resultados esperados, cronograma e bibliografia).

Ascom / Adab