Três dias consecutivos de aulas teóricas e práticas capacitaram 45 novos agentes vacinadores, que passaram a integrar o quadro de colaboradores do Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e Tuberculose da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). Em 2021, já são 159 novos agentes capacitados em 12 edições do curso.

Os certificados foram entregues após a formação realizada em Ribeira do Pombal, Cícero Dantas e Jeremoabo representando o sucesso da parceria firmada entre ADAB, sistema FAEB (Federação da Agricultura e Pecuária) / SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com prefeituras municipais, levando capacitação profissional ao Território Semiárido Nordeste II, com apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Cipó.

a

As médicas veterinárias Luciana Ávila e Rejane Noronha motivaram a turma com ensinamentos teóricos e aulas em campo. O técnico em Fiscalização Agropecuária Nourivaldo Cruz e o gerente territorial da ADAB, Gabriel Oliveira, completaram o trabalho para a formação dos novos agentes com informações e práticas de manejo do rebanho. A certificação dos agentes foi motivo de alegria para os alunos que passam a ter uma profissão e vão atuar monitorados pelos veterinários da autarquia.

a    a

“Parceria fundamental para avançarmos no projeto de ampliação do quadro de vacinadores em locais onde não há número suficiente de médicos veterinários e que precisam garantir a imunização dos rebanhos contra essa importante doença que pode ser transmissível ao ser humano, como é a Brucelose. O cronograma de trabalho incluiu, na semana passada, o município de Santa Cruz da Vitória e prossegue contemplando outras cidades" ressaltou Luciana Ávila, coordenadora do PNECBT.

a

Próximos cursos / Agentes Vacinadores:

Julho

* Boa vista do Tupim- 20 a 22 / 07