Entre hoje (28) e amanhã, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza uma reunião com o corpo técnico da Defesa Sanitária Animal para discutir estratégias e metas anuais no âmbito da Educação Sanitária. O encontro também serve para propor ideias e soluções a respeito do Plano Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA) na Bahia. Outros programas nacionais a exemplo do Controle da Raiva dos Herbívoros, Encefalopatias Espongiformes, Sanidade Equídea, Suína, Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Sanidade Avícola e Sanidade dos Caprinos e Ovinos também estiveram na pauta durante o primeiro dia do evento.
Os pontos críticos, as metas para e os resultados esperados dentro do PNEFA foram abordados durante o encontro que reforçou ainda a importância da participação e a conscientização dos pequenos produtores para que o trabalho da Adab seja realizado de forma satisfatória. Outro aspecto relevante foi a necessidade de melhorar o contato com as revendas, com os agentes de vacinação e com os veterinários autônomos, para captar informação de forma rápida sobre a Febre Aftosa e demais enfermidades.
Os técnicos e veterinários da Adab participaram das discussões e falaram sobre a importância de fortalecer os vínculos com agricultores familiares, com as escolas agrícolas, com as secretarias de agricultura municipais e sindicatos dos trabalhadores. Também foi falado sobre a necessidade de padronização das ações nos municípios em relação às ações de educação sanitária.
Amanhã (29) estão programadas apresentações sobre os programas nacionais de Sanidade dos Animais Aquáticos, Sanidade das Abelhas, além das metas e padronização das atividades da Educação Sanitária.