A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, está dando continuidade ao seu processo de informatização, realizando treinamentos para a utilização do Sistema de Integração Agropecuária. No total cerca de 80 pessoas já estão habilitadas para usar a ferramenta que permite maior agilidade para a emissão de documentos e confiabilidade dos dados sobre a defesa agropecuária na Bahia.

Quinzenalmente, técnicos e funcionários da Adab são treinados para utilizar o sistema. Cerca de 20 pessoas, entre funcionários e gerentes da Coordenadoria de Itabuna ligados à Defesa Vegetal passaram pelo treinamento na última semana. Nos dias 5 e 6 de junho será a vez dos colaboradores de Feira de Santana serem treinados.

"O treinamento tem como objetivo capacitar os coordenadores para a utilização do Sistema de Integração Agropecuária e, com isso, melhorar a eficiência da defesa agropecuária do Estado, interagindo ainda com outras Agências de Defesa e com o Ministério da Agricultura", explica o Direotr Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que os Coordenadores Regionais da Adab no interior e os Coordenadores de Projetos já foram capacitados, assim como os profissionais da Defesa Vegetal que atuam nas Coordenadorias Regionais de Vitória da Conquista, Barreiras, Guanambi, Santa Maria da Vitória, Jequié e Teixeira de Freitas.

No treinamento de Itabuna os gerentes e técnicos receberam informações sobre acesso ao sistema, uso dos filtros de pesquisa, obtenção de relatórios e inserção de dados de fiscalização. Cadastros de produtor, propriedade, Unidade de Produção, Unidade de Consolidação, cargas e lotes também foram temas analisados, assim como a funcionalidade dos parâmetros e emissão de documentos. "Nossa meta é prestar um serviço de excelência à população baiana e ao produtor rural que precisa de fitossanidade para sua lavoura", ressalta o Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá. "Tudo isso, ampliando as ações da defesa agropecuária na Bahia, já referenciada em todo o país", completa.

Ascom / Adab