A entrega de 50 mil mudas de palmas  e cinco máquinas forrageiras com reboque irão criar condições para o suporte alimentar de caprinos e ovinos de 100 famílias de agricultores familiares, de comunidades rurais do município de Uauá, no Território de Identidade Sertão do São Francisco.

O investimento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf). As mudas e equipamentos foram entregues neste sábado (27), durante a Expolajofe – 8ª Feira Regional de Agricultura Familiar na Lagoa do João Ferreira.

Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, as entregas são mais uma possibilidade dos agricultores melhorarem sua produção, com insumos e equipamentos adequados: “Os agricultores podem ampliar, significativamente, sua produção com mais forragem, fazendo estoque na forma de silagem e de fenação. Esses equipamentos são fundamentais para que haja essa reserva estratégica de forragem. Já as mudas de palma fazem esse complemento, pois  podem ser armazenadas e ficam estocadas na forma viva na propriedade. A palma é um alimento essencial para os animais produzirem carne e leite no sertão”.

As palmas forrageiras entregues são resistentes a cochonilha do carmim, destinadas à implantação de reserva estratégica de alimentos para animais criados por agricultores familiares, causando impactos positivos como alternativa de alimento do rebanho nos municípios do semiáridos baiano, que sofrem todos os anos com longos períodos de estiagem.

O superintendente da Suaf, Ademilson da Rocha (Tiziu) ressaltou que a base de produção da região é a caprinovinocultura: “Este sistema produtivo é que garante a maior parte da renda dos agricultores dessa região. As forrageiras e as palmas vêm nesta perspectiva de fortalecer a segurança alimentar dos rebanhos”.

O representante da Associação Comunitária e Agropastoril da Fazenda Logradouro, João Barbosa, é um dos beneficiários: “Agora temos garantia de alimentação para nosso rebanho. A máquina vai nos ajudar a estocar alimento para os animais em períodos de mais escassez de água. Enquanto há chuva, está tudo bem, mas passamos por tempos difíceis e, quando isso acontecer, estaremos preparados para nossos animais não passarem fome”.

O Governo do Estado, por meio da SDR entregou entre os anos de 2017 e 2018, o total de 310 mil mudas de palma no município de Uauá.