Após o hasteamento das bandeiras e com a benção do arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, a 36ª Expofeira foi aberta oficialmente, na noite do ultimo domingo (4), no Parque de Exposições João Martins. Uma homenagem ao presidente da Federação da Agricultura da Bahia, Gil Marques Porto, que recebeu do prefeito Tarcízio Pimenta uma placa em comemoração aos 90 anos de vida, marcados pela dedicação ao desenvolvimento da agropecuária, emocionou as autoridades presentes no evento.

Representando o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, que está em uma missão para o governo no Rio Grande do Sul, o chefe de gabinete da Secretaria da Agricultura, Jairo Carneiro, ressaltou a importância do agronegócio para a economia da Bahia e do Brasil. “É um orgulho representar a Secretaria da Agricultura da Bahia nesse evento. Esse é um grande empreendimento e uma grande festa para o povo da região. Não tenho dúvidas que esta edição da Expofeira vai alcançar a meta desejada de mais R$ 10 milhões em negócios”, disse Carneiro destacando a importância desse resultado para a Bahia.

O chefe de gabinete da Seagri, ainda destacou o trabalho do secretário Eduardo Salles na contribuição do desenvolvimento agropecuário da Bahia e sobre o Programa de Inclusão Produtiva, lançado no mês passado, em Salvador, que tem como objetivo promover uma revolução no campo, através da valorização da agricultura familiar, geração de emprego e renda.

Durante discurso, o prefeito Tarcísio Pimenta, ressaltou a importância das parcerias para o sucesso do evento. “No passado tivemos algumas dificuldades. Hoje estamos mudando, fazendo algumas modificações para que a exposição ganhasse outra dinâmica. Graças a parceria com o governo do Estado e com empresas privadas, estamos recuperando o brilho que esse evento merece”, declarou.

O presidente do Sindicato Rural de Feira de Santana, Carlos Henrique, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e as classes produtoras na organização do evento. “Essa Expofeira não começou a ser organizada em 2011, mas sim em 2010 assim que acabou o evento do ano passado. E o resultado disso é uma exposição de grande porte, com animais de todas as regiões do estado e da mais alta qualidade genética”.

A expectativa, segundo os organizadores do evento é que esta edição vai superar as anteriores quanto a movimentação financeira nos leilões e negócios realizados.  A programação conta com diversas atividades, como leilões que acontecem dentro e fora do parque, durante o período de exposição, julgamentos, cursos, estandes, além de inúmeros expositores comerciais e criadores, além da exposição nordestina do Dorper, que ocorre pela segunda vez consecutiva, o que consagra o evento como referência para o setor por antecipar tendências para os elos da cadeia produtiva do leite.

Participaram da solenidade de abertura do evento: o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agricola, EBDA, Elionaldo Teles, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri; Raimundo Sampaio, o diretor de pecuária, Luís Miranda, o coordenador de feiras e exposições; Ivson Moraes, o diretor de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, Rui Leal, o coordenador da Regional da Adab; Aurino Soares, a coordenadora da EBDA de Feira de Santana; Edilza Silva, os deputados Zé Neto, Graça Pimenta, Fernando Torres e Carlos Geilson, secretário da agricultura de Feira de Santana; Ozeny Moraes, Carlos Henrique, presidente do Sindicato Rural, vereadores do município, dentre outras autoridades políticas e militares.

A Feira

Considerada uma das maiores exposições agropecuárias da Bahia, a 36ª edição da Expofeira é realizada numa área de 180 mil metros quadrados. No total, estão presentes mais de 100 expositores pertencentes aos diversos elos que integram a cadeia produtiva e um efetivo de dois mil animais. É esperando um público em torno de 300 mil pessoas nos oito dias de feira.

Participação da Seagri

Amostra de produtos da região, cursos e até espaço voltado para a agricultura familiar, com a apresentação do processo produtivo da cadeira da mandioca, marcam a presença da secretaria estadual da Agricultura, através da EBDA, Adab, CDA e Bahia pesca, presentes no estande institucional da Seagri, na Expofeira.

Até domingo, dia 11, quando termina o evento, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA traz o tema a Cultura da Mandioca e seus derivados. Duas agricultoras familiares de Irará confeccionam produtos derivados da mandioca em uma cozinha montada na feira, e comercializar beijus, pastéis, lasanhas e biscoitos. Os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer a versatilidade da manipueira, líquido resultante da prensagem da mandioca, na fabricação de tijolos, melaço, sabão, adubos, inseticidas, e na alimentação de animais.

No stande da Bahia Pesca, os visitantes da feira têm a oportunidade de conhecer espécies de peixes como a tilápia, carpa e tambaquis. A Agência de Defesa Agropecuária, Adab, mostra em seu estande a divulgação de todos os seus programas, em especial, trazendo o Projeto de Regionalização e Descentralização do Abate na Bahia, que se trata da apresentação de um modelo de planta frigorífica a ser instalado em municípios  que possuam atividades pecuárias e que estejam localizados distantes das áreas de abrangência dos polos regionais de abate, organizando e fortalecendo a cadeia produtiva da carne. De acordo com Sônia Bittencourt, coordenadora da ADAB, esta proposta é fundamentada em normas legais vigentes e contribuirá para a melhoria da qualidade de vida do povo baiano, oferecendo aos consumidores a oferta de carne inspecionada, desempenhando importante papel para a saúde das pessoas.

Ascom / Seagri