A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) recebeu as fiscais estaduais agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Luciana Ávila e Rejane Noronha, para conhecer o Projeto Piloto de Erradicação da Brucelose. A visita, ocorrida entre os dias 17 e 18, foi motivada pelo convênio com Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC/TEPHINET/USA), que visa implantar e avaliar um sistema de vigilância ativa para brucelose bovina, em busca dos focos da enfermidade, utilizando testes laboratoriais, com vistas à erradicação da doença.

As visitantes observaram a realização do recebimento de amostras e análises de leite por Lacticínios da região, bem como a coleta da matéria-prima para, in loco, verificar como estão sendo realizados os processos.

Em visita ao Departamento Regional da Cidasc, localizado no município de Tubarão, Luciana e Rejane acompanharam a realização do exame Ring Test e, no Centro de Ciências Agro Veterinárias, em Lages, o Elisa Milk. O “Elisa” vem do inglês Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay e é um teste imunoenzimático, que permite a detecção de anticorpos específicos.

Para a coordenadora estadual do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina na Bahia (PNCEBT/BA), Luciana Ávila, a experiência em conhecer, na prática, todas as etapas e processos para a erradicação da doença foi um aprendizado que, certamente, a ADAB vai colocar em prática na Bahia, pois a erradicação é fundamental para a sanidade do rebanho e para a segurança alimentar da população.

Acompanhadas das médicas veterinárias da Cidasc e coordenadoras do PNCEBT no Estado, Adriana Krusser Rossi e Karina Diniz Baumgarten, as FEAs da ADAB estiveram também no Laboratório de Análises de Joinville, para conhecer a técnica de Polarização Fluorescente.

Ascom Adab, com informações da Ascom/Cidasc - 20/05/2016

Assessora de Comunicação: Amanda Almeida