O cronograma de fiscalização da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) segue em ritmo normal com o objetivo de proteger a saúde dos consumidores, através de barreiras moveis ou postos fixos e visitação às feiras livres e mercados municipais. Após denúncia do abate clandestino de frangos próximo à Vitória da Conquista, uma equipe da agência foi deslocada para a região surpreendendo produtores que preparavam o abate de aves que na ação foram apreendidas, em Barra do Choça.

a

Os proprietários da granja foram notificados pois mantinham o local  funcionando de forma irregular e em péssimas condições de higiene, com suspeita da presença da bactéria salmonella e coliformes fecais, de comprovada agressividade ao organismo humano. “Muito importante que a população esteja atenta às práticas seguras de criação e comercialização dos produtos de origem animal e reconheçam na ADAB a parceria e o poder fiscalizatório para evitar graves prejuízos à saúde pública”, enfatizou o diretor-geral da autarquia, Maurício Bacelar.

Apreensão de frangos

Outra ação no mesmo período aconteceu em Encruzilhada, divisa com Minas Gerais, posto de parada obrigatória. Os caminhões carregados de aves passam em alta velocidade para driblar a fiscalização. “Mas conseguimos interceptar o comboio. São produtores que enviam frangos de Minas Gerais sem documento sanitário e abastecem o abate clandestino da região de Vitória da Conquista, aplicamos multa pois não é permitido transitar com animais sem documentação”, atesta o médico veterinário Delcarlos Martinez. A GTA (Guia de Trânsito Animal) garante a sanidade do rebanho transportado. “Foram quase 3 mil frangos. Sem essas informações registradas na Guia não é possível dizer que os animais estão próprios para o consumo e vale reforçar que continuamos promovendo ações como essas”, reforçou Delcarlos, responsável pela fiscalização que contou com apoio das equipes de Vigilância Sanitária Municipal e Polícia Militar.

a