3 toneladas de produtos de origem vegetal apreendidos nas estradas da Bahia. Este foi o resultado da fiscalização realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), no fim do mês de janeiro. Tendo em vista o trânsito intenso de vegetais e seus subprodutos oriundos de outras regiões do país para fins comerciais, a ação aconteceu estrategicamente no posto fiscal Eduardo Freire, na BR 101, no município de Mucuri, divisa da Bahia com o Espírito Santo.

A fiscalização envolveu uma equipe de 20 técnicos da Agência onde foram apreendidos 500Kg de Limão Tahiti, 500Kg de Laranja Pera e 1,8 tonelada de Banana Prata, em um universo de 277 caminhões interceptador com diversos tipos de carga. No decorrer as abordagens foi realizado um trabalho de Educação Sanitária com os condutores dos veículos informando sobre a importância da sanidade agropecuária para o Estado. “A Bahia está isenta de diversas pragas agrícolas (quarentenárias) que ocorrem em outras unidades da Federação, por isso nossa atenção redobrada com fiscalizações na divisa do estado”, afirma o Coordenador dasBarreiras Sanitárias da Adab, Roberto Gama Pacheco. “E, a Educação Sanitária busca conscientizar todos os envolvidos da corresponsabilidade com a segurança alimentar”, completa o Diretor Geral da Agência, Paulo Emílio Torres.

Os produtos apreendidos estavam impróprios para consumo e foram destruídos, como realizado com todos os tipos de produtos que oferecem risco à saúde da população. As exigências higiênico-sanitárias estão regulamentadas através de portarias e instruções normativas da legislação fitossanitária vigente.

Ascom / Adab