Para dialogar sobre o futuro da defesa agropecuária na região Nordeste, dirigentes das agências de defesa estão reunidos hoje (03) em Petrolina, na sede da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) para o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa-Nordeste).
Na pauta, as lideranças do segmento vão discutir sobre a nova portaria de Mormo em equídeos, o convênio para as ações relacionadas à Influenza Aviária, a logística reversa das embalagens de agrotóxicos, além da mobilização dos estados do Nordeste para a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, entre outros temas.
Na avaliação do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, que preside o Fonesa Nordeste, “é preciso trocar experiências e definir os novos rumos para que a zoofitossanidade da pecuária, agricultura e agronegócio nordestino se tornem mais efetivos e eficazes em nossa região”.
O objetivo do Fonesa é promover o avanço da defesa agropecuária com envio de sugestões ao Ministério da Agricultura como contribuição para o desenvolvimento do setor, fomentando as atividades em cada estado. “O fortalecimento e a qualificação dos serviços de defesa agropecuária é uma construção de todos. Quando compartilhamos os problemas, os ganhos e conquistas, buscamos avançar neste segmento para solucionar as questões que afetam o Nordeste”, acrescentou.
Ascom Adab 03.08.2023
Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385