Quatro veículos 0 km foram entregues na manhã dessa sexta-feira (10), no município de Itaberaba. Cumprindo agenda do Governador, Rui Costa, o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Paulo Cezar, entregou os veículos, modelo Ford Ka, para as coordenadorias regionais. Os veículos serão distribuídos entre as cidades de Itaberaba (01), Ruy Barbosa (01) e Irecê (02). Além dos veículos, o Governador inaugurou um módulo do Departamento de Polícia Técnica (DPT), e ainda fez outras entregas que beneficiam a segurança pública, infraestrutura e agricultura familiar da região.

a

Parte dos veículos foi adquirida através de convênio e outros com recursos próprios. Segundo o Governador, Rui Costa, a defesa agropecuária é fundamental para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva. “Estamos falando de Saúde pública. Esse trabalho de prevenção/educação atrelado ao sistema de defesa proporciona uma agricultura e pecuária cada vez mais fortes. E proporcionar aos agentes fiscalizadores meios de aprimoramento desse trabalho garante o desempenho na atuação. Com muito trabalho estamos conseguindo superar às adversidades e mantendo a Bahia como um dos estados que mais se desenvolvem no Brasil”, enfatizou o chefe do executivo estadual.

a

A meta é que o trabalho de defesa agropecuária e as ações preventivas e educativas sejam realizados com mais segurança e velocidade pelo corpo técnico da instituição. A ADAB é um órgão vinculado a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI).

Ao todo são 15 coordenadorias regionais. A diretoria-geral da ADAB definiu através de um plano de trabalho com as outras diretorias os encaminhamentos desses veículos. “É como o Governador, Rui Costa, tem dito: nada supera o trabalho. A nossa ideologia de trabalho é que a defesa agropecuária, realizada pela ADAB, permaneça como referência mundial. E, para isso, temos que equipar a nossa agência. Seja com material físico, mas, principalmente, com a ampliação de um corpo técnico cada vez mais especializado. A entrega desses veículos gera resultados não só na fiscalização, mas em toda a cadeia produtiva”, ressaltou o Diretor-Geral da ADAB, Paulo Cezar.

a

Os carros já estão plotados, emplacados e agora entregues a coordenadoria.

Outras ações

Importante via de ligação de Itaberaba, a BA-046 vai ganhar obras de restauração e pavimentação em cerca de cinco quilômetros de extensão, no trecho de passagem urbana, uma vez que o governador também assinou, enquanto esteve na cidade, o documento que autoriza a intervenção. O produtor rural Luís Alves Barbosa circula de moto várias vezes por semana e comemora a novidade: “Essa obra vai ajudar muito quem trafega aqui pela região. Eu mesmo já quase bati em carros ao tentar desviar de buracos. Isso vai acabar”.

Na ocasião, foram entregues ainda quatro ambulâncias, quatro tratores com implementos, quatro veículos para a Adab e 663 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Rui também autorizou a construção de 311 cisternas, um investimento de cerca de R$ 800 mil. Em parceria com a prefeitura municipal, o governador Rui Costa participou também do lançamento do Programa Expresso Saúde e da inauguração da Praça da Urbis.

A visita à Itaberaba contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o senador Otto Alencar, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão; e os secretários estaduais da Segurança Pública, Maurício Barbosa; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; da Saúde, Fábio Villas-Boas; e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, além de vereadores e deputados estaduais e federais.