Mais de quatro mil embalagens vazias de agrotóxicos em 24 big bags foram recolhidas no Território do Piemonte do Paraguaçu esta semana. A ação foi realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em parceria com a Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas da Região de Feira de Santana (Ardafs), além das secretarias de agricultura das prefeituras municipais de Iaçu e Itaberaba.

a

Paralelamente as instituições incluíram atividades de educação sanitária durante o recolhimento na Central de Recebimento de Conceição de Jacuípe e contaram com o apoio de associações rurais e aos produtores da região. “Estas são ações de grande importância para a proteção do meio ambiente e essencial para o bem-estar da saúde pública da população e dos próprios produtores”, enfatizou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. As atividades de recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontecem no âmbito do Projeto Campo Limpo, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

a    a

“Há 13 anos realizamos esse trabalho de conscientização para a importância de destino correto dos recipientes, evitando que fiquem jogados no campo e contaminem o solo”, destacou o fiscal estadual agropecuário da Adab de Itaberaba, Antônio Lopes, informando ainda que as campanhas itinerantes de recolhimento são feitas a cada semestre. “Dessa forma, queremos beneficiar principalmente o pequeno produtor rural, que tem mais dificuldade de locomoção até os locais de devolução de embalagens”, disse Lopes, avaliando que o bom índice de devolução alcançado na região reflete o engajamento de todos os elos participantes do sistema.

Vale ressaltar que todo agricultor deve realizar a tríplice lavagem das embalagens assim que o agrotóxico estiver terminado, armazenar, realizar a devolução e guardar o comprovante de devolução. Segundo o diretor de Defesa Vegeral da Adab, Celso Duarte Filho, “muitos produtores já estão atentos aos procedimentos adequados para limpeza e descarte das embalagens, sendo que os resultados fazem com que o trabalho ganhe um alcance muito maior”. A ação de Itaberaba envolveu o gerente técnico Antônio Augusto, a engenheira agrônoma, Thaís Monteiro, o gerente da Central, Erivan Romão, o fiscal estadual agropecuário, Vinícius Pina Costa, a secretária de agricultura de Iaçu, Micherlane Ferraz, o diretor de Meio Ambiente de Iaçu, Ubiratan Icó e o secretário da agricultura de Itaberaba- Fabrício Martinez.

A devolução de todas as embalagens vazias, bem como as caixas de papelão dos agrotóxicos utilizados pelos agricultores é obrigatória. O prazo para devolução dos vasilhames, seguindo as normas de higiene para a entrega, é de um ano após a compra do agrotóxico. Depois desse período os produtores poderão receber notificações e multas. Todas as embalagens recolhidas pela Ardafs terão a destinação ambientalmente correta. As laváveis e papelões são encaminhadas à reciclagem. Aquelas com resto de produto ou não laváveis são conduzidas à incineração.

Ascom Adab. 26/11/2021

TEL: 3194-2044/2022/99948-8385