Cerca de mil pessoas entre estudantes, professores e produtores rurais receberam da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), durante a 33ª Feira Nacional Agropecuária (Fenagro), em Salvador, orientações sobre assuntos considerados de relevância para a sanidade pública e agropecuária como a Febre Aftosa, Brucelose, doenças em plantas e sobre a importância da segurança alimentar.

Através do Projeto Kombinação Sanitária, foi montado no Espaço Mais Bahia, um estande com a Wolkswagem Kombi utilizada pelo Programa de Educação Sanitária da Agência, equipada com materiais educativos e com a participação de mais de 20 profissionais de diferentes Territórios de Identidade da Bahia, estiveram disponíveis para prestar orientações durantes os dez dias de evento.

“As orientações tiveram como foco o fortalecimento das boas práticas no campo, com a conscientização de que a prevenção e o controle de doenças são fundamentais para garantir a qualidade da produção agrícola e pecuária”, explicou a coordenadora do programa da Adab, Táise Oliveira.

Além das orientações presenciais, a Adab distribuiu cartas educativas que complementaram os aprendizados. Entre as publicações distribuídas materiais sobre Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal e Inspeção.

O grande destaque foi para a cartilha "Criando Galinhas com Saúde", material elaborado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que conquistou um recorde de distribuição durante a Fenagro. O encarte trata da práticas avícolas, com foco na saúde e bem-estar das aves, além da prevenção de doenças.

A cartilha Mosca das Frutas também se destacou entre os materiais sobre que informam sobre o controle de pragas agrícolas. Com ela, os produtores tiveram acesso a informações essenciais sobre o controle da praga, que está entre as principais pragas da fruticultura mundial em, na Bahia, a espécie Ceratitis capitata é responsável por 99% das ocorrências, com as espécies do gênero Anastrepha completando a lista.