A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) apresenta resultados e ações do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda (PFCLP), realizado em parceria com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), durante a primeira edição da Aspex Bahia Florestal, em Eunápolis/BA. Desde o início das ações do plano operacional do PFCLP, em 2015, mais de três mil pessoas, de 80 comunidades, já foram capacitadas sobre as medidas fitossanitárias de controle da “lagarta desfolhadora” (Thyrinteina arnobia), percorrendo mais de 42 mil quilômetros para a realização dos 84 encontros no Sul e Extremo Sul da Bahia.

O diretor-geral Marcos Vargas e o diretor de Defesa Sanitária Vegetal Armando Sá, ambos da ADAB, participam hoje (02) do encerramento do evento, que conta também com a palestra dos coordenadores do PFCLP, os engenheiros agrônomos Epaminondas Júnior e Paulo Andrade, sobre os primeiros resultados das ações de controle desta praga.

“Esta praga estava devastando as plantações de eucalipto no Extremo Sul da Bahia, por isso nada mais justo que abordar o relevante tema para esta cadeia de grande alcance social e econômico, que gera cerca de 320 mil empregos diretos e indiretos”, disse Vargas.

Para Armando Sá, a parceria com a ABAF possibilitou uma maior aproximação aos produtores e contribui para a disseminação das ações fitossanitárias de controle da praga, “que está sob controle, contribuindo também para a proteção de cerca de 480 mil hectares na forma de Reserva Legal, Áreas de Preservação Permanente e Reservas Particulares do Patrimônio Natural”, completou o diretor técnico, destacando o empenho da Associação liderada por Wilson Andrade.

Lançado em 2015, o programa conta com conta com o apoio dos sindicatos rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia e da Aspex e seus associados, bem como a participação de entidades ambientais que compõem a Comissão Técnica Regional (CTR), estabelecida e liderada pela ADAB.

PFCLP – ações e resultados

As atividades tiveram início em 02 de outubro de 2015 com o seminário de lançamento do PFCLP que reuniu mais de 170 pessoas no Parque de Exposições de Teixeira de Freitas (BA). Nesta primeira etapa o foco era no Sul e Extremo Sul da Bahia, alcançando as cidades de Alcobaça, Belmonte, Canavieiras, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda, incluindo comunidades rurais, aldeias e assentamentos vizinhos.

Entre as ações realizadas no início do programa estão as visitas para apresentação do PFCLP às Prefeituras, Secretarias de Agricultura, Secretarias de Meio Ambiente, Sindicatos Rurais, Agências Bancárias com carteira rural e lojas de produtos agropecuários, buscando parceria e o apoio dos municípios para a realização do plano junto às comunidades. A partir de janeiro de 2016, iniciaram os treinamentos com os grupos de produtores, assentamentos, comunidades etc.; além de uma ampla campanha publicitária.

02/09/2016
Amanda Almeida