Segurança alimentar e sustentabilidade, com geração de emprego e renda para a região de Ibicoara. Esse foi o objetivo conquistado pelo Laticínio Chapada Diamantina ao receber na manhã de hoje (12) o Selo de Inspeção Estadual (SIE) e passar a fazer parte do grupo de agroindústrias cuja produção poderá ser comercializada em todo o território baiano. A entrega do certificado aconteceu na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) pelo Coordenador Administrativo Financeiro, Lázaro Pinha, que falou em nome do diretor geral, Oziel Oliveira sobre a importância de verticalizar a produção. “Quando uma agroindústria consegue um selo de inspeção, melhora a qualidade de vida regional, incrementa a economia, agrega valor ao produto e leva saúde para a população”, afirmou.

O laticínio tem 2.500 metros de área, gera 10 empregos diretos, mais de mil indiretos e opera com energia solar. A capacidade de processamento da planta é de 2.500 litros de leite/dia, podendo alcançar mais de 30 mil litros/dia em um ano. Além disso, tem a meta de criar uma bacia leiteira na região da Chapada Diamantina. A região tem forte vocação para a cafeicultura, mas a família Bento Barbosa, proprietária do Laticínio Chapada Diamantina, decidiu inovar e oferecer uma alternativa para os produtores que vivem do campo. Há 25 anos eles iniciaram a produção de leite e criaram um queijo de fabricação própria que ganhou espaço nos mercados regionais. “A partir daí, entendemos que poderíamos crescer e procuramos a Adab para as tratativas da legalização. A tarefa não foi fácil, mas sabíamos que seria de extrema importância para o desenvolvimento do nosso laticínio”, contou uma das proprietárias, Alexandra Bento Barbosa.

O início do processo de verticalização da cadeia do leite começou em 2008, com a apresentação da primeira planta, submetida à avaliação técnica dos fiscais da Agência. “De lá para cá, construímos a parte física da indústria e estabelecemos diálogos com a Adab para fazer tudo dentro das legislações vigentes”, enfatizou a empreendedora, destacando que o SIE é fundamental tanto para a agroindústria como para a população. “Batizamos a nossa agroindústria com o nome de Laticínio Chapada Diamantina porque temos um objetivo maior de atender toda uma região já que estamos no coração da Chapada, abrangendo um raio de 200km sem cobertura de agroindústrias de leite e derivados ou produtos lácteos inspecionados”, apontou Alexandra, que recebeu o Selo acompanhada pelo engenheiro agrônomo Vinícius Bento Barbosa e Nando do Leite, todos proprietários do empreendimento.

Ascom Adab 12/11/2021

Tel: 3091-2044 / 99948-8385