O Piemonte Norte do Itapicuru, na Bahia, concentra o maior rebanho de caprinos do mundo e junto com o Território do São Francisco passa a contar com o segundo laticínio oriundo da agricultura familiar e administrado por pequenos criadores unidos em cooperativa. Certificada, nesta quarta (18), com o selo SIE (Serviço de Inspeção Estadual) da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), a Sabor do Sertão reúne a força de 300 famílias do distrito de Poço de Fora, município de Curaçá, que há duas décadas colecionam experiência na criação dos animais e na retirada do leite de cabra, e que agora, comemoram a oportunidade de processar 1 mil litros de leite diários e 100 quilos de queijo. “Porém a produtividade pode multiplicar por quatro com poucas melhorias que já estão em estudo”, prevê André Germani, gerente de Sustentabilidade da Mineração Caraíba, sediada em Jaguarari, município que abriga o primeiro laticínio financiado pela empresa como contrapartida social, pactuada com o governo da Bahia, pela atuação na região.

A ADAB certificou o primeiro dos oito laticínios previstos para funcionar no semiárido baiano e projetados pela Caraíba, no final do ano passado, no distrito de Pilar, em Jaguarari. “Através do selo conquistado pelo projeto, os cooperados estão credenciados a comercializar em toda a Bahia, e já com expectativa de aumentar o rol de produtos para o consumidor, alavancando a cadeia produtiva do leite. Esses dois pequenos laticínios já beneficiam mais de 6 mil pessoas do entorno”, ressalta o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar, referindo-se ao futuro projeto para produção de iogurtes, diversos tipos de queijos e manteiga de cabra, por cada um dos  empreendimentos.

a

Saltos Maiores

A Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da ADAB orienta a implantação dos laticínios e presta assistência direta aos produtores para que os projetos ganhem agilidade e possam promover rápida inclusão social da população rural. “Manter as  famílias na terra natal, ganhando seu sustento, com perspectivas de ampliação dos negócios é o melhor presente que pode acontecer para quem mora em local de recursos escassos e com poucas possibilidades de trabalho”, festeja Eugênia Ribeiro, presidente da Associação de Criadores de Ovinos e dirigente da Cooperativa. “O laticínio traz dignidade a toda essa região, aos produtores, vendedores, comerciantes de insumos, agregando valor à economia e agradando aos homens, mulheres e jovens que precisam dessa esperança para continuar fixados aqui”, acrescenta.

A Sabor do Sertão inicia os trabalhos já de olho em saltos maiores, através da participação em licitações em Salvador e Juazeiro com o objetivo, de em 2021, oferecer novas oportunidades de trabalho e renda às mais de três mil pessoas envolvidas.

   a          a