Atendendo a solicitação dos produtores, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou um treinamento para pragueiros de mamão, entre os dias 17 e 18 de setembro, na propriedade Chão Bello, município de Itabatã, Extremo Sul da Bahia. Ao todo foram orientados 33 profissionais que trabalham no local e nas propriedades Rio Preto, Capitão, Apaloosa, Samanbaia e VS Frutas, além de técnicos da Agência, sobre as principais pragas do mamoeiro e seus inimigos naturais, beneficiando a cadeia produtiva do mamão.

Os pesquisadores da Embrapa, Hermes Peixoto, Nilton Sanches e Paulo Meissner, apresentaram sobre o ciclo de vida do ácaro rajado e do ácaro branco, cochonilhas, mosca branca, Pinta Preta, Corynesporiose, e podridão de Phytophthora.

“Oportunamente foram apresentados os dados sobre o controle das viroses do mamoeiro no Estado da Bahia e as medidas de controle adotadas para redução da fonte de inoculo”, informou a coordenadora do Projeto de Prevenção e Controle das Pragas do Mamoeiro, Flávia Fernandes Lopes, que esclareceu sobre as Portarias Estaduais, ressaltando sobre as ações de fiscalização e controle das viroses do mamoeiro que são realizadas para garantir ao produtor maior longevidade do pomar.

Durante a aula prática na área de produção de mamão, os participantes aprenderam sobre a metodologia do monitoramento das pragas, assim como o preenchimento da planilha e a tomada de decisões. O Manual de Identificação e Monitoramento de Pragas Regulamentadas e Seus Inimigos Naturais na Cultura do Mamoeiro e as fichas de monitoramento foram entregues no decorrer do curso.

“O produtor precisa compreender sobre a importância das medidas controle para melhorar a produção, e os agentes pragueiros são de extrema necessidade para os pomares da região. As atividades de eliminação de mamoeiros infectados do pomar e de destruição de plantas abandonadas em beira de estrada para a redução da fonte de inoculo são exemplo de como o produtor pode fazer a sua parte, contribuindo com a defesa fitossanitária baiana”, acrescentou o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá.

O evento foi promovido em parceria com Associação dos Produtores e Exportadores de Papaya (BRAPEX) e a NN, além de contar com o apoio da equipe da coordenadoria regional da ADAB de Teixeira de Freitas, representada pela coordenadora regional, Milena Nascimento, da gerente administrativa, Fabiana Silva, da gerente técnica, Vanessa Corrêia, pelo engenheiro agrônomo, Rafael Grazzinelli, pelos Técnicos Décio Alves e Delano Teixeira e da Coordenadora do Projeto: prevenção e Controle das Pragas do Mamoeiro, Flávia Fernandes Lopes.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461