A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, realizou diversas apreensões de produtos clandestinos de origem animal na manhã desta terça-feira (03) em Juazeiro. No total, a Agência apreendeu 870 kg de carne clandestina, 80 kg de queijo e 3.400 aves de descarte em apenas uma manhã de atividade, evitando que produtos clandestinos fossem colocados em comercialização e chegassem à mesa do consumidor, colocando em risco a saúde da população.

As fiscalizações começaram às 7 horas na Ponte Presidente Dutra, que liga Juazeiro (BA) a Petrolina (PE). As 3.400 aves transportadas com documentação irregular vinham de São Paulo com destino ao Rio Grande do Norte. O caminhão foi apreendido e os animais encaminhados para um abatedouro inspecionado em Feira de Santana. A empresa responsável pela carga foi multada em R$ 5.800. Inspetores do frigorífico estão analisando as condições sanitárias das aves e após o abate elas servirão de alimento para instituições carentes da Bahia.

Em seguida, às 9h30 da manhã, um caminhão contendo cinco carcaças de bovinos invadiu a mesma ponte em alta velocidade na tentativa de driblar a fiscalização da Adab. Houve perseguição ao veículo, mas o motorista conseguiu fugir, abandonando a carga de 800 kg de carne bovina clandestina originária de Pernambuco. Todo o material foi imediatamente incinerado pelos fiscais da Agência.

Ainda pela manhã outro caminhão vindo de Pernambuco foi fiscalizado pela Adab. Dessa vez foram retidos 70 kg de carne clandestina, sem rótulo e sem qualquer selo de inspeção. Encerrando as fiscalizações da manhã de ontem os fiscais da Adab apreenderam 80 kg de queijo. O condutor do caminhão apresentou toda a documentação de origem e destino da carga, que continha Selo de Inspeção Federal, e também a guia de devolução dos produtos. Mas, como o material estava fora do prazo de validade, ficou retido na fiscalização e imediatamente inutilizado.

Ascom / Adab