O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do órgão coordenador do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), realiza esta semana, de 22 a 26 de agosto, a auditoria de conformidade do Serviço de Inspeção do Estado (SIE) da Bahia. O objetivo é avaliar o atendimento aos requisitos de equivalência das indústrias com inspeção estadual (SIE) ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), fiscalizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que as tornam aptas a comercializar seus produtos e subprodutos de origem animal para outros estados.

A adesão ao SISBI é reconhecida a partir do atendimento aos protocolos e requisitos legais verificados nos processos fiscalizatórios e em inspeções de rotina nas agroindústrias, baseado no cumprimento das normas sanitárias e dos programas de autocontrole (Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Padrões De Higiene Operacional (PPHO)).

O diretor-geral da ADAB, Marco Vargas, diz que as auditorias anuais realizadas pelo MAPA do Serviço de Inspeção Estadual traduzem no reconhecimento do trabalho de excelência deste serviço através na renovação da certificação. O selo especial qualifica as empresas para a inclusão ao cadastro nacional do MAPA, “sendo este credenciamento uma importante ferramenta que possibilita aos estabelecimentos a realização do comércio interestadual e, por conseguinte, a ampliação de suas vendas com a conquista de novos mercados”, completa Vargas.

A reunião inicial foi realizada ontem (22), na ADAB em Salvador, e o desenvolvimento dos trabalhos ocorrerá na sede, nas regionais e nos estabelecimentos amostrados, estes nos dias 23 e 24 de agosto. As atividades serão executadas pelos auditores divididos em três equipes nas indústrias ABATAL, em Juazeiro, AVIGRO, em Conceição da Feira, e PRONTU, em Santo Antônio de Jesus.

O diretor de Inspeção, Willadesmon Silva, destaca que a adesão é voluntária por parte das empresas e esclarece que, “apesar das recentes adesões que fortalecem o sistema, ainda temos o grande desafio de ampliar o número de agroindústrias certificadas, sendo nosso objetivo promover a inclusão das agroindústrias da agricultura familiar e a descentralização dos serviços de inspeção ao nível local a partir do Sistema Unificado de Atenção e Sanidade Agropecuária (SIM/SUASA)”.

Este ano, após conquistar a equivalência do seu Serviço de Inspeção ao Serviço de Inspeção do MAPA, em 2010, o Estado da Bahia, através da ADAB, teve sua lista de estabelecimentos ampliada, com a adesão de duas indústrias ao cadastro do SISBI/POA. Atualmente o estado conta com sete empresas certificadas e habilitadas no sistema.

23/08/2016
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB