O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Marco Vargas, marcou presença na exposição agropecuária de Barreiras 2016 (EXPOAGRO BARREIRAS), região oeste do estado, e apresentou as ações da Agência, na manhã da quarta-feira (13), durante um circuito de palestras para discussões sobre temas relacionados à agropecuária, promovidos pelo SENAR, FAEB e Sindicatos Rurais.

Na oportunidade, o diretor-geral fez um balanço das ações realizadas pela ADAB e como a Defesa Agropecuária pode contribuir para o desenvolvimento do agronegócio no município e região. Na área de Sanidade Animal, Marco ressaltou como necessidade maior rigor na aplicação da legislação sobre os infratores, sobretudo aos grandes infratores, bem como a elaboração e publicação de nova Lei e Decreto de Defesa Sanitária Animal, e uma portaria conjunta entre a DDSA e a DIPA (diretorias técnicas da ADAB de Sanidade Animal e Inspeção) sobre os procedimentos para apreensão e destinação de bovinos em situação irregular no trânsito e/ou no frigorífico.

Marco Vargas apresentou a evolução das indústrias de abate com inspeção permanente, por espécie, entre os anos de 2007 a 2015, que saiu de 14 para 26 estabelecimentos de abate de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos, e de 3 para 10 matadouros de aves. Sob o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), a Bahia evoluiu de 228 em 2006 para 251 em 2016.

“Nosso estado está sempre em evolução no quesito fornecimento de alimentos inspecionados e com qualidade para a sociedade baiana, por meio de Projetos e Programas de Incentivo ao Abate Legal, como o Programa de Descentralização e Regionalização do Abate, que gerou o incremento de 400% do parque industrial de matadouros inspecionados”, disse Marco, ressaltando que a Inspeção tem como desafios o fortalecimento dos Pólos Regionais de Abate, a modernização da gestão e, principalmente, redução da clandestinidade.

Durante a explanação o diretor-geral apresentou, com exclusividade, o resultado da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, realizada em maio deste ano (2016), e contabilizou prejuízos com a seca. “Com o resultado alcançado de 93,84% dos animais vacinados contra a enfermidade, a Bahia hoje sofre com a falta de chuvas, principalmente nas Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste do estado, o que ocasionou na redução do rebanho existente em mais de 400 mil bovídeos, passando de 10.783.415 (novembro/2015) para 10.389.079 (maio/2016)”, disse Marco Vargas, ressaltando que, na próxima etapa da vacinação contra aftosa, em novembro deste ano, o produtor vai poder realizar sua declaração diretamente pela internet, não mais necessitando ir a um escritório da ADAB.

O evento, que começou no sábado (09) e vai até domingo, 17 de julho, no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, acontece no município de Barreiras que tem aproximadamente 153 mil habitantes e é distante 832 km de Salvador, capital da Bahia.

15/07/2016
Amanda Almeida - Assessora de Comunicação