Visita Técnica

Equipes técnicas da Agência Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), da Superintendência Federal em Alagoas do Ministério da Agricultura (SFA-AL/Mapa) e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) visitaram a Bahia, entre os dias 17 a 21 de outubro, para conhecer as ações fitossanitárias executadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), com foco no Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra (SMR/SN) decorrente da entrada da praga da bananeira no estado.

Os visitantes estiveram em propriedades de produção de banana na regional da ADAB de Teixeira de Freitas para aprender sobre os sintomas da praga, visando melhor identificação nas unidades de produção dos respectivos estados. O coordenador do Programa de Controle do Uso e Comércio de Agrotóxicos, Raimundo Ribeiro, explicou que os colegas constataram in loco os danos econômicos que a Sigatoka Negra pode causar na lavoura ao danificar a planta, bem como discutiram aspectos de manejo da praga.

“Neste momento, a praga encontra-se em eficiente estado de controle, resultante da integração de diversas estratégias utilizadas e contempladas no Plano de Contingenciamento para a Sigatoka Negra, para viabilizar a comercialização dos produtos de áreas com ocorrência da praga e evitar a disseminação, com a intensificação da fiscalização do trânsito entre as áreas de foco e as sem ocorrência”, acrescentou o coordenador do Projeto Fitossanitário da Sigatoka Negra e Moko da Bananeira, Alessandro Oliveira.

Na Unidade de Produção Argolo da Docebela, localizada no município de Nova Viçosa/BA, foi dada ênfase ao Sistema de Monitoramento Bioclimático, executado semanalmente, com a coordenação do Fitopatologista M. Sc. Robert Harry Hinz. O Monitoramento Bioclimático é uma das principais ferramentas do SMR, sendo determinante para produzir bananas de qualidade e saudáveis.

O diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, sabendo da preocupação em relação ao trânsito de vegetais, programou uma visita à Central de Abastecimento da Bahia (Ceasa), em Simões Filho/BA, onde a ADAB fiscaliza o maior ponto de distribuição dos hortifrútis para o mercado consumidor baiano. Na sede da ADAB, em Salvador/BA, a legislação do trânsito de vegetais e as ações do Projeto Fitossanitário dos Citros foram apresentadas, a exemplo das perspectivas, parcerias interinstitucionais, que alavancam atividades de pesquisa, e formação de novos profissionais.

A diretoria da ADAB incentiva sempre o estreitamento das relações técnicas entre os estados e repassa o agradecimento feito pelos órgãos visitantes, principalmente, aos servidores Raimundo Ribeiro, Alessandro Oliveira, André Tôrres, Suely Xavier, Raimundo Sampaio, Epaminondas Peixoto e Vanessa Corrêia.

Assessoria de Comunicação da Adab
www.adab.ba.gov.br