Mais de 350 mudas de citros e murta originárias de São Paulo, Paraná e Minas Gerais foram apreendidas em 38 hortos na Região Metropolitana de Salvador nas duas últimas semanas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura. O objetivo da ação, que segue até esta sexta-feira (18), é evitar a entrada da praga huanglongbing (HLB), mais conhecida como greening, por meio das mudas de murta oriundas de estados já notificados com a praga. A introdução do HLB na citricultura baiana causaria prejuízos da ordem de R$ 1,8 bilhão pelos próximos 20 anos.

"A Bahia ostenta a condição de "Área Livre de HLB" e, por isto mesmo, possui um Plano de Contingenciamento do HLB, estabelecendo estratégias para manter os pomares baianos livres da praga", ressalta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, salientando que as fiscalizações foram adotadas como medidas de prevenção e controle do trânsito de material propagativo da doença e serão atividades de rotina em todo o Estado.

Como 80% da produção de citros do Estado vem da agricultura familiar os efeitos sociais da introdução do greening em território baiano seriam devastadores. "Por isso os esforços para implementar ações de defesa fitossanitária, em casos como esse, precisam ser redobrados para impedir prejuízos futuros, principalmente no Recôncavo Baiano e Litoral Norte, importantes polos produtores", aponta o Diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá, lembrando que a Bahia ocupa o segundo lugar no ranking nacional na produção de citros e é responsável por 5,5% da produção de laranja do país.

"Assim, para salvaguardar a cadeia produtiva dos citros, faz-se necessário compreender a dinâmica populacional dos vetores da praga, as condições ecológicas e ambientais, bem como estar sempre alerta para as possibilidades de entrada da praga nos pomares baianos", acrescenta Suely Brito, Fiscal Estadual Agropecuária da Adab e Coordenadora do Programa Fitossanitário dos Citros, destacando que defesa agropecuária se faz principalmente na ausência de pragas e doenças.

Ascom / Adab