O Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, esteve esta semana no município de Senhor do Bonfim para participar do Seminário sobre Consolidação de Desenvolvimento para o Território do Piemonte e Norte do Itapicuru. Acompanhado pelo Diretor de Inspeção, Adriano Bouzas, Paulo Emílio ministrou palestra abordando os projetos realizados em parceria entre a Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Secretaria de Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Durante o evento o Secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, assinou convênio com a Cooperativa de Produtores de Leite de Senhor do Bonfim, liberando recursos para a construção de mais um laticínio no município.

Representando o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles, o diretor da Adab falou sobre os projetos de Entrepostos e Matadouros Frigoríficos, além do projeto de laticínios que visa qualificar a produção leiteira de pequenos produtores baianos da região e coibir a entrada de produtos clandestinos no Estado. A Seagri, por meio da Adab, e o Ministério Público (PM), inaugurou no mês de março a primeira das oito pequenas indústrias de laticínio do Território Identidade do Sisal. Os laticínios construídos na região pertencem à iniciativa privada, mas possuem sua base de captação da produção leiteira na agricultura familiar, ou seja, os pequenos agricultores familiares serão os fornecedores de leite para o funcionamento da cadeia produtiva do leite na região.

Na avaliação Coordenador de Operações Especiais, Adilson Pinheiro, a produção de leite na Bahia apresenta um grande potencial de crescimento, podendo gerar emprego e renda para o agricultor familiar. “Queremos viabilizar às pequenas propriedades a implementação de conceitos modernos de exploração, associado ao manejo dos rebanhos de acordo com as recomendações técnicas”, explica o Coordenador, destacando que a meta da Seagri/Adab é estimular a criação de cooperativas de pequenos produtores, possibilitando o incremento da produção, a compra de maquinário adequado à atividade e, principalmente, a certificação de produtos originários das pequenas indústrias, que terão a chance de participar sistema inspecionado de produção.

“Dessa forma a população também será beneficiada com a oferta de um alimento seguro, saudável e inspecionado”, acrescenta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que as pequenas indústrias de laticínio que produzirem conforme as orientações higiênico-sanitárias determinadas em lei terão o selo do Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E) e passarão a integrar também Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

Ascom / Adab