O Programa Leite Fome Zero é Fruto de convênio entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, e o Ministério da Agricultura são apenas parceiros, cumprindo com o papel de inspecionar a qualidade do leite nas empresas fornecedoras do Programa.

Periodicamente profissionais da Adab coletam amostras do leite para análises laboratoriais, além de controlar as empresas para que sigam as exigências higiênico-sanitárias, mantendo então, a qualidade do leite produzido. Em junho deste ano, durante uma atividade de rotina, foi constatada uma alteração físico-química na usina de beneficiamento de Humildes, um indicativo de que o alimento estava irregular. Outras amostras foram coletadas e, após resultado, foi confirmada a adição de cerca de 10% de água misturada ao leite. Quando os resultados estão fora dos padrões regulamentares a Adab interdita a linha de produção. Foi o que aconteceu. A empresa foi interditada e a produção do leite interrompida até que as medidas corretivas fossem cumpridas, o que ocasionou na suspensão no fornecimento do alimento.

Além das crianças, o programa beneficia também cerca de 4 mil agricultores familiares produtores de leite que tem seu produto adquirido pelas fábricas cadastradas. Agência suspeita que a matéria-prima adquirida (o leite) possa ter chegado à fábrica já adulterada e não identificada antes do processamento. Por isso, também realizou um trabalho educativo com os produtores que fornecem leite à empresa, conscientizando-os sobre as necessidades de higiene, conservação e transporte.

Após novas coletas com resultados satisfatórios, no dia 04 de julho a empresa foi liberada, estando autorizada a produção do alimento para o Programa Leite Fome Zero. Outras análises já foram realizadas desde a reabertura e a produção encontra-se regularizada.

A Adab vai continuar trabalhando para garantir a segurança dos produtos agropecuários, proporcionando um alimento seguro e de qualidade para a população baiana.

Assessoria de Comunicação

71. 3116-8400 / 71. 3116-8461