Uma das estratégias da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) para fortalecer as ações de proteção ao patrimônio pecuário e fitossanitário da Bahia são as operações conjuntas com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) fiscalizando pontos de acesso e circulação de cargas. Na última sexta (16), equipes da autarquia estiveram em seis postos da BR-116 realizando abordagens para checar as cargas em trânsito. Foram parados cerca de 500 veículos com ocorrências entre leves e moderadas.

O trabalho desenvolvido pelas equipes de inteligência da agência ao longo da BR-116, aconteceu entre Encruzilhada, na divisa com o estado de Minas Gerais até o povoado de Ibó, município de Abaré, às margens do Rio São Francisco, passando por  Feira de Santana, Bendegó, em Euclides da Cunha, Jequié e Jaguaquara.

A ocorrência que mais chamou atenção da fiscalização foi o transporte em condições inadequadas de 200 kg de peixe

tratado já pronto para a comercialização porém, seguia viagem em carroceria aberta e sem refrigeração. A carga foi apreendida e destruída.

O número reduzido de ocorrências é visto pela ADAB como um dado positivo, após a intensificação do monitoramento e o início das operações nas estradas, no começo de outubro, na BR-101.

“Programamos fiscalizações contínuas nas estradas estaduais e federais que cortam a Bahia para assegurar a defesa agropecuária do estado. Percebemos que os produtores e responsáveis pelas cargas estão mais conscientes e atentos que a agência tem realizado as abordagens de forma rotineira”, declara o diretor-geral, Maurício Bacelar. “Vamos continuar o trabalho de monitoramento nas estradas para reduzir cada vez mais esses números, oferecendo mais tranquilidade aos consumidores e segurança ao rebanho e às culturas fitossanitárias da Bahia”, avisa Maurício Bacelar.

 

A