A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, realiza hoje (02) no município de Jeremoabo, uma palestra sobre Anemia Infecciosa Equina (AIE). O evento, gratuito e aberto ao público interessado, acontecerá às 19h, no auditório da Câmara dos Vereadores da cidade.

Amanhã (03) a Agência realiza um treinamento sobre colheita de sangue para diagnóstico da AIE. O treinamento sobre colheita de material é voltado para Médicos Veterinários da Adab na região.

Todas as atividades integram as ações do Programa de Sanidade dos Equideos desenvolvido pela Agência. Em parceria com as prefeituras municipais e associações de criadores de cavalo a Adab tem realizado diversas palestras sobre o tema em todo o Estado e, em seguida, coleta material para análise no Laboratório de Defesa Sanitária Animal (Ladesa).

A meta é fazer um levantamento sorológico das doenças que acometem o plantel de equídeos no Estado, como a AIE e o Mormo, ao mesmo tempo em que apresenta aos criadores a importância da realização de exames periódicos para manter a sanidade dos animais.

“Com essa nova modalidade técnica de ação, através de levantamentos sorológicos por município, é possível examinar o rebanho eqüídeo e mapear a doença no Estado”, explica o Coordenador do Programa de Sanidade dos Equideos, David Correia de Freitas. “E, de posse dessas informações técnicas conseguimos estabelecer ação de defesa sanitária animal, evitando a disseminação de doenças nas propriedades baianas”, diz Freitas, ressaltando que não há notificação de Mormo na Bahia.

Ascom / Adab