No último sábado (07), em Luis Eduardo Magalhães, o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, esteve presente na Passarela da Soja e Milho de 2015 e recebeu setor produtivo para discutir as medidas fitossanitárias no Oeste baiano. Cerca de 1 mil pessoas estavam presentes na 16ª edição de um dos mais importantes eventos do agronegócio baiano.

O tema central foi escolhido devido aos prejuízos causados pelo veranico – falta de chuvas que atinge a região nos meses de verão -, causando perdas de produtividade nas culturas de soja e milho. “Em decorrência ao período difícil sem chuva que acontece pelo quarto ano consecutivo no oeste baiano, a Passarela veio para fortalecer a pesquisa de forma atrelada à fitossanidade das cadeias produtivas”, disse o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira.

No final da manhã Oziel esteve reunido com produtores, engenheiros agrônomos e técnicos, na sede da Fundação BA  para ouvir e debater sobre as demandas da região em relação à fitossanidade. De acordo com o setor produtivo, o maior desafio da região tem sido lidar com as ameaças fitossanitárias que têm aumentado os custos de produção. "Atualmente o controle de pragas na cultura do algodão corresponde a 40% dos nossos custos e este gasto praticamente dobrou", disse um dos agricultores participante da reunião.

Depois de ouvir os produtores e técnicos,  Oziel se comprometeu em levar as demandas do setor ao governador Rui Costa e concluiu dizendo que dará sua contribuição enquanto diretor-geral da ADAB  para defender as lavouras contra as pragas que tanto causam prejuízos aos agricultores, a exemplo da lagarta Helicoverpa armigera e a Mosca-branca, bem como o bicudo-do-algodoeiro, que ameaça de forma crescente as plantações de algodão da região oeste.

O evento serviu para o fortalecimento do agronegócio da região Oeste com o lançamento de novas variedades de soja. “Esse é o resultado de um trabalho executado pela Fundação BA juntamente com nossos técnicos e colaboradores”, finalizou o diretor presidente da Fundação BA, Ademar Marçal. O dia de campo promovido em conjunto com a Embrapa aconteceu durante todo o dia, no Campo Experimental da Fundação BA, localizado no município de Luís Eduardo Magalhães.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461