A aproximação com a comunidade e o aumento da credibilidade do trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) junto aos pequenos e médios criadores é o grande benefício do projeto “Adab Itinerante”, realizado pela coordenadoria de Santa Maria da Vitória, no Sudoeste baiano. O projeto da Adab, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), acontece durante as etapas da campanha de vacinação contra a febre aftosa e consiste em levar às localidades uma equipe composta por veterinários, agrônomos, técnicos e auxiliares de fiscalização, que ajudam na declaração do rebanho e esclarecem os criadores sobre sanidade animal.

Informações sobre as principais doenças que acometem os bovinos, os procedimentos que eles devem adotar para a aplicação da vacina, dentre outras demandas trazidas pelos próprios criadores, foram esclarecidas durante as ações que aconteceram durante 1ª Etapa de Vacinação da Campanha contra a Aftosa: a mais recente no distrito de Traíras, no município de Serra Dourada, com 87 atendimentos; uma na localidade do Ramalho, município de Feira da Mata, onde foram atendidas mais de 100 pessoas; e outra no Descoberto, município de Coribe, com mais de 200 atendimentos; além dos municípios de Jaborandi e Cocos.

“A região contemplada pela coordenadoria de Santa Maria da Vitória é formada, em grande parte, por pequenos criadores, por isso a necessidade de ir atendê-los, especialmente os mais carentes, naquelas localidades mais distantes e de difícil acesso”, disse a médica veterinária, Ivana Furtado, ao explicar o que motivou a elaboração do “Adab Itinerante”.

O coordenador regional, José Gregório Neto, informou que os resultados são bastante contundentes, já que, além de mapear melhor a coordenadoria, ocorre um maior número de notificações de doenças, de declaração de rebanhos e a diminuição de inadimplentes. Ele continua ao informar que, se os números são importantes, o impacto da atuação cidadã e responsável produz um resultado que vai além, proporcionando a ampliação da capacidade da Adab de garantir o desenvolvimento da sociedade assegurando a sustentabilidade do agronegócio e da agricultura familiar.

“É através de iniciativas como esta, adotada pela Adab/Seagri, que se constrói uma gestão socialmente responsável, considerando o envolvimento e o impacto diante de todos aqueles com os quais se relaciona. É a partir desta percepção positiva que a Adab fortalece sua imagem de uma agência moderna e com uma gestão que fundamenta sua conduta nos princípios éticos que norteiam sua missão social”, disse o diretor geral, Paulo Emílio Torres.

A realização e divulgação do projeto contam com parcerias firmadas com lideranças locais, órgãos como a EBDA e secretarias municipais de agricultura, além de cooperativas, sindicatos e associações rurais, agentes vacinadores e revendedores de vacinas.

Ascom Adab

Confira nosso álbum de fotos

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461