A emissão da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) eletrônica já é uma realidade na Bahia. Implementada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, em abril de 2011, a inserção desta nova tecnologia está proporcionando a verificação dos dados de trânsito em tempo real e permitindo melhor gerenciamento e controle fitossanitário dos produtos de origem vegetal. Prova disso foram as emissões de 10.809 PTVs em todo o Estado em menos de três meses neste ano de 2012.

O estado é pioneiro no Brasil na emissão desse tipo de documento, permitindo um maior controle do trânsito de vegetais. “A defesa agropecuária em nosso Estado está se modernizando e inserindo novas tecnologias para oferecer um serviço de qualidade ao produtor”, diz o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

Das 16 Coordenadorias Regionais da Adab, a de Santa Maria da Vitória lidera o ranking de emissões com 2.455 documentos gerados eletronicamente, o que representa 22,7% do total de PTVs emitidas. Em seguida destaca-se a Coordenadoria Regional de Juazeiro com 1.795 documentos emitidos, ou seja, 16,60% do total no Estado e na terceira colocação está a Coordenadoria Regional de Ribeira do Pombal com a emissão de 1.662 PTVs geradas, o que significa 15,37% em todo o território baiano.

“Desta maneira, os vegetais terão uma maior rastreabilidade, confiabilidade e agilidade na comercialização dos produtos para outras Unidades da Federação e para exportação, permitindo também aos produtores, a conquista de mercados mais exigentes em segurança quarentenária”, afirma o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

A PTV é o documento emitido por órgãos estaduais de defesa agropecuária, exigido para acompanhar o trânsito de plantas, partes de vegetais ou produtos de origem vegetal. Serve também para subsidiar a emissão do Certificado Fitossanitártio (CF), obrigatório para a exportação, e do Certificado Fitossanitário de Reexportação (CFR), de responsabilidade do Ministério da Agricultura.

Ascom / Adab