A Prefeitura Municipal de Itororó e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura assinaram, na última semana, acordo de cooperação técnica, visando melhorar o atendimento ao criador. Pelo convênio a prefeitura vai disponibilizar um servidor municipal para auxiliar nas atividades do Escritório Local da Agência, dando apoio às atribuições da Adab no município.

Outro município que também assinou convênio de cooperação técnica com a Adab foi o de Ribeira do Pombal. A cessão de um servidor municipal na localidade objetiva desenvolver atividades de inspeção sanitária em um matadouro frigorífico registrado no Serviço de Inspeção Estadual da cidade.

Nos dois municípios a Adab vai disponibilizar um profissional responsável por treinar o servidor municipal, qualificando-o para o desenvolvimento das ações nos escritórios e no atendimento ao criador. Os servidores municipais serão supervisionados em suas atividades técnicas de defesa sanitária animal, vegetal e inspeção de produtos agropecuários no município.

Eles também serão capacitados quanto à aplicação das normas da Adab para que possam orientar os criadores e produtores rurais sobre suas responsabilidades em campo. Os convênios terão vigência por um período de três anos, podendo ser prorrogado a critério das prefeituras municipais e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia.

Ascom / Adab