A piscicultura em Itaetê, a 390 quilômetros de Salvador, está vivendo um processo de reestruturação para aumentar a produção de peixes na região. A Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri)), em parceria com o Desenbahia, criou uma linha de crédito de R$ 900 mil para os pequenos produtores familiares do município. O dinheiro será utilizado na implantação de sistemas de criação de peixes em tanque rede na Barragem Bandeira de Melo, que banha o município. A empresa estima que 45 famílias serão beneficiadas com os recursos.
A assinatura do contrato entre o Desenbahia e os produtores acontece nesta sexta-feira (15), às 10h, na Câmara de Vereadores da cidade, na Avenida Rosa Ferraro, Centro.
Cada produtor beneficiado com o financiamento será responsável por uma unidade de produção contendo seis tanques rede. Serão disponibilizadas, na fase inicial do projeto, 270 tanques redes. “Desta forma, cada família gerenciará uma unidade com capacidade de produção superior a três mil quilos de peixe por ano”, afirma o gerente de projetos da Bahia Pesca, José Sanches Júnior. A receita bruta anual prevista para cada produtor é de R$ 43 mil.
“Os produtores serão assistidos por técnicos da Bahia Pesca e do Desenbahia durante cada etapa do projeto, desde a elaboração da proposta de financiamento até a retirada dos peixes para venda e consumo”, complementa o presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues.