As perspectivas e o fortalecimento do setor lácteo foram discutidos durante o 4º Encontro das Indústrias Baianas do Setor de Leite e Derivados, realizado entre os dias 20 e 22 de setembro, no Catussaba Resort, em Salvador. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), foi parceira do evento desde a primeira edição.

“Não existe um produto lácteo de qualidade se a matéria-prima não for de boa procedência”, alertou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, durante a cerimônia de abertura, ressaltando a importância da atividade de inspeção no processo de produção das indústrias de leite e derivados. “A Adab conquistou 72 laticínios de pequenos agricultores familiares em fase de adequação no Estado, que serão inseridos ao parque industrial de 191 empresas registradas no Serviço de Inspeção Estadual e Federal (SIE e SIF). Ao todo são 161 no SIE e 30 no SIF, agregando valor e qualidade ao produto”, acrescentou.

O Secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Salles, participou do evento no sábado (21), e entregou um prêmio simbólico para a produtora Rosângela da Silva, que representou o laticínio Iogurte Vita Bom, de Capim Grosso, região Norte do Estado. “O prêmio busca reconhecer o empenho e dedicação do pequeno produtor na legalização do laticínio, seguindo as normas higiênico-sanitárias vigentes em lei, além dos benefícios gerados pela inclusão social e geração de emprego e renda”, destacou.

Este foi o caso de Rosângela, que trabalhou durante oito anos na clandestinidade e há dois anos, com o apoio da Adab, conseguiu legalizar o laticínio, tendo agora o registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). “Receber este prêmio foi muito importante pra mim e para toda a equipe. É um reconhecimento do trabalho de cada um, pois sozinha eu não teria conseguido superar a seca que atingiu a região”, disse Rosângela, ressaltando a felicidade gerada com a homenagem. “Recebemos o reconhecimento de um órgão fiscalizador, diante da importância que a indústria láctea tem para a agropecuária do Estado”, disse a empresária, informando ainda que atualmente a indústria produz apenas iogurte, mas que está passando por uma reestruturação para iniciar a fabricação de queijo, manteiga e bebidas lácteas.

“Este evento serviu para discutir, aprender e buscar novas informações para recomeçar. Nesse período de pós-seca, as palavras são: inovação e superação, buscar melhorias e superar o momento difícil”, incentivou o anfitrião e presidente do Sindileite-BA, Paulo Cintra. Além da troca de conhecimento, os mais de 400 inscritos tiveram a oportunidade de assistir palestras com profissionais renomados, como o professor Victoriano Garrido, que fez uma explanação motivacional, com foco na superação, visto que a seca vem desafiando os empresários.

A Bahia é detentora do maior rebanho leiteiro e ocupa o primeiro lugar na produção de leite do Norte e Nordeste do Brasil. “A expectativa da Adab é que cerca de 150 mil de litros de leite/dia, produzidos principalmente por agricultores familiares, saiam da clandestinidade, passem a ser processados por indústrias inspecionadas e garantam ao consumidor um produto de qualidade”, incentivou o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, Adriano Bouzas.

Além da participação de empresários das indústrias de laticínios, marcaram presença os deputados estaduais Joseildo Ramos (PT-BA) e Zé Neto (PT-BA); a liderança dos órgãos e empresas parceiras, como o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles; o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres; o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), José de Freitas Mascarenhas; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia, Ana Elisa Almeida; o sócio-diretor da AgriPoint e coordenador do MilkPoint, Marcelo Pereira de Carvalho; bem como os representantes da unidade do agronegócio do Sebrae e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Laticinistas do Norte da Bahia

As grandes bacias leiteiras do Estado estão localizadas notadamente no Sul, Sudoeste, Recôncavo e Oeste baiano. Desde 2011, a Seagri/Adab têm dando especial atenção ao Norte baiano, incentivando a legalização de laticínios nos municípios de Riachão do Jacuípe, Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Gavião, Pé de Serra, Santa Luz, Filadélfia, Queimadas, Itiúba, Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Tapiramutá, Mundo Novo, Piritiba, entre outros.

Para funcionar de forma adequada, os empresários interessados em construir e adequar um laticínio devem seguir os procedimentos estabelecidos pela Adab e demais parceiros. “Nosso objetivo é esclarecer, orientar e fazer com que o laticínio tenha condições de funcionar, respeitando aspectos econômicos, técnicos, higiênicos e ambientais”, esclarece o coordenador de Projetos Especiais da Adab, Adilson Pinheiro, lembrando que a sustentabilidade faz parte dos critérios para aprovação de todo o projeto.

As ações para adequação dos laticínios começam com o envolvimento da comunidade, através de palestras educativas, oferecidas pela Adab. Por isso, os veterinários da Agência têm percorrido diversas localidades para conscientizar a sociedade sobre a importância de adquirir, comercializar e consumir leite inspecionado.

Ascom Adab

Confira o álbum de fotos

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461