Prevenção é a melhor defesa. Pensando nisso, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vem promovendo parcerias com o segmento para capacitar produtores e técnicos nas ações de identificação de pragas nas lavouras. Esta semana o treinamento aconteceu na região do Território de Itaparica e Nordeste II, com o objetivo de traçar estratégias de prevenção e controle da Cochonilha do Carmim, que ataca a palma forrageira e é uma cultura essencial para a pecuária baiana devido a sua importância na alimentação animal.

a

Foram capacitados cerca de 80 produtores. Durante as palestras eles receberam informações quanto a inspeções de campo, identificação da praga e procedimentos para acionar a Adab na região. A ação contou com o apoio dos secretários municipais de agricultura das cidades de Santa Brígida, Pedro Alexandre, Coronel João Sá e Jeremoabo. “Atuando em parceria com as prefeituras, podemos subsidiar o produtor rural, orientando a erradicar pragas e doenças que prejudiquem os rebanhos e culturas”, destaca o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira.

a    a

No caso da palma, a Cochonilha afeta a planta e produz menos alimento para os animais. “A palma é o recurso usado pelos pecuaristas da nossa região, principalmente em períodos de secas e estiagens, por isso ações como essa tem sido uma das prioridades da Adab”, explica o coordenador estadual do Programa Prevenção e Controle da Cochonilha do Carmim e fiscal agropecuário da Adab, Albany Lopes, acrescentando que os produtores também aprenderam sobre as vantagens da substituição de variedades suscetíveis à Cochonilha por outras mais resistentes. “Dessa forma o produtor pode continuar tendo essa importante forrageira, fonte riquíssima em água e energia para seu rebanho”, apontou. Além disso, segundo Lopes, as prefeituras podem viabilizar a organização de viveiros ou áreas para plantio, visando a multiplicação e distribuição dessas variedades para os produtores, aprimorando a defesa e melhorando a produtividade da cadeia.

a

Ascom Adab 22/09/21