A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou reunião do Comitê Estadual da Raiva dos Herbívoros (CERH-BA), na quarta-feira (10), para discutir ações relacionadas à raiva dos herbívoros e apresentar os resultados obtidos pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH) na Bahia no ano de 2015 e no primeiro semestre de 2016.

Entre os assuntos em pauta estavam a circulação do vírus rábico em canídeos silvestres (raposa), no interior do Estado, bem como agressões a cães e aves em Salvador por morcegos vampiros, os “Desmodus rotundus”. O Comitê sugeriu que ações conjuntas de vigilância epidemiológica sejam realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador do programa PECRH, José Neder, propôs a mudança no fluxo de informações do diagnóstico clínico epidemiológico para equídeos. “Buscamos maior celeridade na profilaxia (prevenção por vacina soro) de humanos envolvidos com animais suspeitos da doença, mudando o fluxo de informações por parte da Adab e Laboratório Central (Lacen)”, disse Neder.

A reunião contou com representantes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP/UFBA), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP/SESAB) e LACEN.

24/08/2016

Amanda Almeida