No mês de Agosto mais de mil pessoas entre estudantes, professores e pais de alunos da rede municipal de ensino dos municípios da região metropolitana de Salvador participaram das ações de educação sanitária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura. Desde o início do ano a Adab realizou palestras para cerca de 10 mil pessoas em todo o Estado com o objetivo de esclarecer a população sobre os riscos do consumo de carne clandestina.

As atividades serão retomadas no próximo dia 11, contemplando as cidades de Candeias, Simões Filho, Dias D`Ávila, Camaçari, Mata de São João, Serrinha e Águas Claras. O Projeto Adab na Exposição estará presente em Feira de Santana, durante a Expofeira, onde se estima a participação de 1.500 pessoas. Os alunos da rede municipal terão a oportunidade de assistir palestras sobre segurança alimentar e apresentações teatrais sobre "Carne com Qualidade", patrocinada pela Petrobras.

Entre os dias 19 e 23 de setembro será a vez dos alunos da rede municipal de ensino de Porto Seguro participarem do Projeto, durante a exposição agropecuária da cidade. “Temos que difundir informação, esclarecendo a jovens e adultos dos prejuízos econômicos para os cofres públicos, problemas para a saúde humana e para o meio ambientes devido ao comércio clandestino de produtos de origem animal”, aponta Irma do Amor, Médica Veterinária da Diretoria de Inspeção da Adab (Dipa).

Durante todo o ano a Dipa vem realizando ampla campanha educativa de combate à clandestinidade da carne dentro do Projeto Adab na Escola. “A educação sanitária é o agente promotor de mudanças comportamentais e instrumento de conscientização. E, à medida que promovemos a Segurança Alimentar como tema tranversal aos conteúdos da grade curricular, fazemos com que alunos e professores possam atuar como multiplicadores em suas comunidades, melhorando a qualidade de vida da população”, finaliza o Diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas.

Ascom / Adab