A Fazenda Te Mangoroa, localizada no município de Jaborandi, na Bacia do Rio Corrente, no Oeste da Bahia, recebeu da Adab a certificação de Estabelecimento de Criação Livre de Brucelose e Tuberculose, após cumprimento do regulamento técnico do Programa Nacional de Controle e Erradicação (PNCEBT).

O documento foi entregue pelo diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a Ana Elisabete Tonon, dona da propriedade, sob responsabilidade técnica do médico veterinário Ronaldo Pires Garcia. Na Bahia, já são 12 propriedades rurais certificadas pela Adab.

Com a certificação, a Fazenda Te Mangoroa, que desenvolve a bovinocultura de leite e produz 15 mil litros diários do produto, passa a ter maior facilidade no transporte e comercialização dos animais, já que não há necessidade de realizar testagem imediatas pelos compradores contra as duas doenças, além de ter a garantia da proteção da saúde do consumidor e do produtor, já que as enfermidades podem ser transmitidas por animais contaminados.

Certificação

A certificação de estabelecimento de criação livre de brucelose ou de tuberculose é de adesão voluntária. É necessário que o produtor entre em contato com o escritório da Adab de seu município e preencha um requerimento para que o médico veterinário oficial do órgão possa realizar uma vistoria oficial e emitir seu parecer sobre o início do processo. O rebanho deve estar identificado individualmente, passar por dois exames de diagnóstico, realizados com 6 a 12 meses de intervalo, até que dois resultados negativos consecutivos sejam obtidos.

O certificado tem validade de um ano e para manter a certificação, o proprietário realiza a renovação com a realização dos exames antes da data de vencimento do documento.

Brucelose
A brucelose bovina é uma enfermidade provocada pela bactéria Brucella abortus. Altamente contagiosa, a doença é classificada como zoonose e pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. A transmissão ocorre principalmente pelo consumo de leite cru ou de seus derivados que não tenham sido submetidos a um adequado tratamento térmico, assim como pela ingestão de carne crua proveniente de animais infectados.

Tuberculose
Considerada uma das zoonoses mais relevantes para a saúde pública, por conta de inexistência da vacina, a tuberculose bovina é uma enfermidade bacteriana crônica que pode atingir não apenas ruminantes, mas também suínos, aves, animais silvestres e seres humanos. A doença é provocada pelo Mycobacterium bovis e resulta em significativas perdas econômicas. O controle da doença baseia-se na identificação e na eliminação dos animais infectados, por isso é essencial adquirir animais saudáveis que tenham exames com resultados negativos para a doença.

PNCEBT
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT) foi instituído no Brasil pela Instrução Normativa Ministerial nº 02/2001 e regulamentado pela Instrução Normativa SDA nº 10/2017 com o objetivo de reduzir os impactos negativos dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional.