Quinhentos e quarenta quilos de derivados do leite são apreendidos em Angical

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB, autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura - SEAGRI, em uma ação realizada nesta terça-feira (14), no município de Angical, fez apreensão de 540 kg de produtos impróprios para consumo, como queijo de coalho e requeijão.

No local, foi constado que não possuía condições mínimas de higiene, além de estar em desacordo com a legislação vigente. Os produtores de leite e proprietários desses estabelecimentos estavam cientes da ilegalidade e mesmo assim, funcionavam sem se preocupar com as normas que devem ser obedecidas.

Foi necessário fazer a interdição desses locais irregulares, por precaução em evitar riscos à saúde da população.

Conscientes da necessidade de se adequarem à legislação corrente em nosso Estado, os produtores da Missão de Aricobé, na cidade de Angical, estão se organizando para viabilizar a produção de requeijão e queijo de coalho, dentro das normas exigidas pela ADAB.

De acordo com coordenador regional da agência em Barreiras, Pedro Custódio, "a ADAB, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura de Angical, estão atuando junto aos produtores de leite, para viabilizar a legalização dos laticínios da região e assim, desenvolver a cadeia do leite no município".

Todo o material foi levado e destruído no forno do Matadouro Frigorífico de Barreiras.

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br