As orientações da equipe técnica da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) visando a produção de alimentos de origem animal seguros têm colaborado para acelerar a finalização do novo frigorífico do município de Ipiaú, que vai beneficiar toda a região, facilitando o deslocamento dos pequenos produtores e reduzindo os custos do processo de produção.

a

O novo frigorífico terá capacidade para abater 100 animais/dia, com possibilidade de estender o funcionamento também para os de pequeno porte, em condições adequadas ao que determina a legislação, desde os cuidados com o bem estar animal à comercialização da carne resfriada. “A inauguração da unidade será favorável à cadeia produtiva circunvizinha, viabilizando o abate em cidades onde não há inspeção municipal, empresa ou indústria sob regime de inspeção estadual, ou seja, tudo passará a ser realizado em Ipiaú ”, ressalta o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Animal da ADAB, Rafael Mendes.

a

O frigorífico vai funcionar sob o regime de inspeção estadual, com produção cinco vezes maior. "É o atendimento de uma demanda antiga da região e que vai proporcionar alimentos inspecionados em consonância com a legislação sanitária para assegurar a saúde pública”, destaca Itana Serra Lima, diretora administrativa da agência, após a reunião com a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças Mendonça e o secretário municipal de Agricultura Poleandro Silva, nesta segunda-feira (12).