Alinhar as ações, estabelecendo metas e procedimentos para os principais desafios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), na 2ª Etapa de vacinação contra a Febre Aftosa de 2013. Esse foi o objetivo da reunião realizada na última sexta-feira (25), em Feira de Santana, que reuniu aproximadamente 50 profissionais entre coordenadores regionais e médicos veterinários durante todo o dia, buscando a melhoria e padronização das ações do serviço de defesa agropecuária oferecido ao produtor.

Foi anunciada oficialmente a nova estratégia vacinal para a Zona de Proteção, igualando toda a Bahia. Os criadores dos oitos municípios - Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Remanso, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes - alcançaram mais um marco na pecuária baiana, na vacinação do rebanho de até 24 meses. O coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), Antônio Maia, apresentou o cenário atual do PNEFA na Bahia, bem como o cronograma e estratégias.

“Temos que promover a aproximação dos profissionais da Adab com o criador, por meio de procedimentos de trabalho eficazes para alcançarmos bons resultados nesta etapa da vacinação”, explicou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando da importância do envolvimento do produtor na vacinação. Foram ainda abordados temas como planejamento e programação orçamentária, além da otimização de recursos financeiros e humanos para as ações.

Para o secretário da Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “o ótimo resultado de imunização alcançada na primeira etapa de vacinação só reforçam a responsabilidade do criador e o compromisso do governo do Estado em desenvolver e fortalecer pecuária, garantindo a sanidade das 11.173.003 cabeças existentes no território baiano, mantendo o status de Livre da Febre Aftosa com Vacinação”.

O diretor de defesa sanitária animal, Rui Leal solicitou o empenho de todos com ênfase na declaração de todo o rebanho, bem como informar todo o rebanho de equinos, caprinos, ovinos, suínos, asininos, muares, aves, abelhas e animais aquáticos. Ele ressaltou a necessidade de abastecer o banco de dados informatizado com informações pertinentes, já que o monitoramento dos dados é fundamental para a tomada de decisões da Adab e o norteamento das ações. “Precisamos ter em mente que nosso trabalho possui três pilares: ter uma boa base cadastral, trabalhar a vigilância ativa e fiscalização intensiva. É assim que se faz defesa agropecuária na Bahia”, enfatizou.

Nesta etapa de vacinação, o criador precisa declarar corretamente todo o rebanho, buscando ser o mais preciso possível, dentro dos parâmetros de espécie, faixa etária e sexo. Ainda é necessário atualizar os animais nascidos e mortos, de acordo com o cadastro, evitando as sanções administrativas previstas em lei. Os pecuaristas serão apenas alertados sobre a diferença do rebanho declarado em relação ao que consta na ficha sanitária, mas na próxima campanha de vacinação contra febre aftosa, em maio de 2014, não mais ocorrerá anistia aos produtores.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br