A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, abordou as políticas públicas para a sanidade apícola no estado e orientou sobre o Besouro das Colmeias (Aethina túmida), durante o VI Seminário Tecnológico de Apicultura e de Meliponicultura do Velho Chico juntamente com a III Feira Agroecológica no município de Ibotirama. 

O evento, promovido pela Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e apicultores do Médico São Francisco (COOPAMESF), com apoio da SDR, CAR, SUAF e SEBRAE, aconteceu entre os dias 11 e 13 de agosto, no município de Ibotirama, com a participação de 350 apicultores, técnicos, estudantes e profissionais da cadeia apícola dos municípios de Ibotirama, Riacho de Santana, Muquém do São Francisco, Paratinga, Serra do Ramalho, entre outros. 

A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Apícola da ADAB, Rejane Noronha, participava de uma mesa redonda quando apresentou o Aethina tumida. “Este besouro é nova praga descrita recentemente no Brasil, mais especificamente no estado de São Paulo. É muito importante que os apicultores tenham ferramentas para identificar a presença do besouro em suas colmeias, bem como realizar a notificação junto à ADAB, caso observem a presença”, reforçou a coordenadora. 

Já a coordenadora do Programa de Segurança e Qualidade do Mel e Produtos Apícolas, Solange Veras, realizou palestra sobre a Utilização das Boas Práticas para manter a qualidade do mel. Ela frisou sobre a importância de boas práticas desde o apiário até a casa do mel, local onde a matéria-prima é beneficiada, como a importância da utilização de água de boa qualidade, limpeza das instalações da indústria e cuidados higiênicos dos manipuladores. 

O público também participou de oficinas para a criação de rainhas, meliponicultura, produção e processamento de cera, produção de mel orgânico entre outras.

17/08/2016
Amanda Almeida
Assessora de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461