Acontece entre os dias 18 e 20 de outubro o Primeiro Encontro de Técnicos, Agentes Comunitários e Empreendimentos da Cadeia Produtiva da Apicultura e da Meliponicultura, no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Itapuã. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, vai participar do Painel Saúde das Abelhas, com palestra da fiscal estadual agropecuária Rejane Noronha sobre as ações do Programa de Sanidade Apícola no Estado da Bahia, realizada na quarta-feira (19), às 10 horas.

A Bahia possui atualmente 20.000 apicultores, sendo 99% da agricultura familiar, “que precisam estar atentos com a sanidade animal, diante do alerta realizado pela ADAB para o Besouro das Comleias - praga que pode chegar ao estado, trazendo graves prejuízos econômicos para a atividade apícola e meliponícola”, informa Rejane, ressaltando que os apicultores e meliponicultures precisam estar atentos na identificação e notificação obrigatória junto à ADAB para conter a rápida disseminação. A Praga torna o mel impróprio para consumo humano, além de causar a fuga do enxame e o abandono da colmeia.

O evento realizado pela SDR, através da SUAF, CAR e BAHIATER, tem a proposta de desenvolver e salvaguardar a produção de mel do Estado da Bahia que, segundo dados divulgados nesse mês de outubro pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), ocupa o 1º lugar na produção de mel da região Nordeste, saltando do 7º para 3º lugar no ranking nacional, com uma produção de mais de 4,5 mil toneladas por ano.


Assessoria de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
Amanda Almeida
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: 71. 3116-8461