foto_congresso_mel_03-680x360Congresso Mel

Apicultores de diversas partes do Brasil estão reunidos no VI Congresso Baiano de Apicultura e Meliponicultura, que foi aberto, na última terça-feira (8), e seguiu até sexta-feira (10), no Centro de Convenções, do município de Ilhéus. O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, participou da solenidade de abertura do evento que busca promover a apicultura e fortalecer a cadeia produtiva como atividade sustentável.

Segundo dados do IBGE (2013), a Bahia ocupa o 6° lugar na produção nacional de mel e o 1° na Região Nordeste. São 10 mil apicultores, oriundos da agricultura familiar - cadastrados no Plano de Desenvolvimento da Apicultura do Estado da Bahia, com produção de mais de 4.400 toneladas de mel/ano.

Para Oziel, mesmo que a produção de mel seja uma atividade predominantemente da agricultura familiar, a sanidade e a inspeção são indispensáveis para o crescimento da comercialização e, principalmente, para a exportação. “Todos já sabem que a produção de mel baiana é referencia e tem grande potencial. Mas ter produtos de qualidade e seguros torna-se um desafio para o setor, já que as práticas de higiene para elaboração devem estar de acordo com a legislação vigente, bem como as boas práticas de fabricação para estabelecimentos industrializadores de alimentos”, disse o diretor, lembrando que, quando todos os elos da cadeia produtiva precisam crescer juntos.

O diretor de Inspeção de Produtos de Agropecuários, Willadesmon Silva, esclarece que as exigências para o procedimento de colheita do mel precisam ser realizadas a partir da sucção de forma higiênica do interior dos potes, através do uso de uma bomba de portátil ou outro equipamento aprovado pelo Serviço de Inspeção Estadual, e armazenado diretamente em um recipiente previamente limpo, com o mínimo de exposição e de contato com o manipulador.

Durante a solenidade de abertura, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR) anunciaram que esta iniciando o projeto Bahia Produtiva e a apicultura aparece como uma das principais atividades. Será lançado um edital para o investimento de R$20 milhões em casas de mel, entrepostos, assistência técnica e tudo que a atividade precisa para se fortalecer.

Os avanços nas áreas de técnicas de manejo, pesquisas, comercialização e exportação são enfoques do evento. A programação inclui palestras, mesas redondas, sessões de pôsteres, minicursos, exposição de produtos do setor apícola, além de participar de concursos e visitas técnicas.

O Congresso que tem o tema “Profissionalismo e Sustentabilidade” é realizado pelo Governo do Estado, por meio da SDR/CAR, Ceplac, e Confederação Brasileira de Apicultura e Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura.  Paralelamente, acontece também o II Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen, o VIII Seminário de Própolis do Nordeste e a VI Feira de Produtos e Equipamentos Apícolas.

Ascom/Adab

Assessora – Amanda Almeida