Há quatro anos a bezerra Sabiá, com apenas dois meses de idade, participava pela primeira vez da Fenagro, integrando as ações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura, quanto à certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. Hoje ela volta ao Parque de Exposições de Salvador para ser apresentada na cadeia produtiva do leite e mostrar que investir em sanidade do rebanho é sinônimo de bons negócios na agropecuária.

Os 20 litros de leite diários produzidos pela vaquinha Sabiá estão abastecendo o laticínio modelo, instalado pela Adab no stand institucional da Seagri, para a pasteurização do produto. “Estamos muito satisfeitos em participar da Fenagro e poder mostrar que os investimentos feitos nos últimos quatro anos para manter a tuberculose e brucelose fora do nosso rebanho estão dando resultados positivos”, afirma Sérgio Machado, proprietário da Fazenda Canavieiras, município de Uibaí, que pela quarta vez consecutiva recebe a Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose.

Segundo ele, o apoio da Adab, da Prefeitura de Uibaí, além da orientação dos fiscais estaduais em seu município foram fundamentais para o alcance das metas estabelecidas no início das atividades. “O pessoal da Agência nos deu informações preciosas, seguimos todas as recomendações para certificar a fazenda, vacinar os animais e desde então integramos o programa. Hoje temos animais de qualidade e conseguimos bons preços tanto na venda do rebanho quanto no leite”, comemora Machado.

Em todo o Estado 17 fazendas possuem a Certificação de Livre de Brucelose e Tuberculose. Outras três estão em processo de certificação, colocando a Bahia em quarto lugar no ranking nacional de propriedades certificadas. “A certificação de propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose representa uma importante estratégia de atuação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e se caracteriza por ser de caráter voluntário e ter o envolvimento do Médico Veterinário credenciado e habilitado pelo MAPA em todo o seu processo”, explica a Coordenadora do PNCEBT, Luciana Ávila.

Iniciado em 2008, o processo envolve ações de educação sanitária, reuniões, palestras e seminários em conjunto com entidades parceiras. Entre os colaboradores do Programa estão o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através da Superintendência Federal da Agricultura na Bahia (SFA), a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), além de prefeituras municipais em todo o Estado.

Veja o nosso Álbum

Ascom / Adab