O SemiáridoShow, uma das maiores feiras da agricultura familiar do Nordeste brasileiro, começou nesta terça-feira (7), no município de Petrolina, em Pernambuco. O evento se constitui numa oportunidade de acesso às inovações tecnológicas, produtos e serviços desenvolvidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e instituições parceiras de pesquisa, ensino e extensão rural.
Este ano, o tema central do SemiáridoShow é 'Bioma Caatinga, Recursos Hídricos e Tecnologias: Perspectivas Socioambientais'. O evento inclui um espaço dedicado ao Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma ação do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que visa gerar oportunidades de negócios e dar visibilidade aos produtos da agricultura familiar baiana.
O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, prestigiou a abertura oficial do evento. Ele lembrou que 70% dos municípios baianos estão instalados em regiões semiáridas e a convivência produtiva em áreas dessa natureza perpassa pela realização de um trabalho em conjunto que inclui Governo e sociedade civil.
“Uma agenda como essa, que traz uma pauta atual, de ações de convivência com semiárido, é muito importante, mas nós temos a compreensão de que não vamos superar os desafios de uma hora para outra e nem faremos isso sozinhos. Precisamos fazer isso que a Embrapa está promovendo com o SemiáridoShow, abrindo um espaço de diálogo com a comunidade, cooperativas, agricultores familiares, pesquisadores e autoridades, para um desenvolvimento rural com inovação tecnológica, sobrevivência e qualidade de vida”, destacou Rodrigues.
Cooperativas
Participam do SemiáridoShow as cooperativas de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), Produtores de Aguardente de Qualidade da Microrregião de Abaíra (Coopama), Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), de Produção e Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag), além de produtos indígenas da etnia Kiriri.
“É a primeira vez que nós participamos do SemiáridoShow, e já nesse primeiro dia foi bastante proveitoso, pois iniciamos um diálogo com o governo pernambucano sobre o fornecimento de produtos para a merenda escolar, via Programa Nacional de Alimentação Escolar [PNAE]”, comemorou o vice-presidente da Coopag, Fred Jordão.
O evento, que segue até sexta-feira (10), é uma iniciativa da Embrapa Semiárido, com o apoio da SDR, e tem a programação composta por atividades de demonstração de tecnologias em campo, capacitações, unidades práticas de aprendizagem, seminários, workshops, exposições e espaços temáticos.