Visando fortalecer o Projeto de Entrepostos Frigoríficos Modulares, a Secretaria da Agricultura por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) esteve reunida ontem (19) com representantes do Banco do Nordeste em Salvador para discutir possíveis linhas de financiamento para a aquisição de equipamentos voltados à adequação de mercados municipais de carne. Os mercados, cuja gestão pertence aos municípios e associações de açougueiros locais, funcionam como estruturas complementares de apoio às unidades do Entreposto Frigorífico Modular, colocando à venda a carne que é armazenada nos Entrepostos.

O objetivo da Seagri/Adab é viabilizar o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne segura, auxiliando associações de açougueiros e prefeituras municipais no acesso ao crédito para adequação das unidades de venda das carnes. Após a reunião com o Banco do Nordeste ficou definido que, a princípio, as linhas de crédito disponibilizadas serão as do Empreendedor Individual ou o CrediAmigo. “Coube à Adab e ao Banco do Nordeste a articulação com seus prepostos nos municípios onde já estão concluídos os entrepostos, com o agendamento de visita conjunta a estes locais para verificação, junto à prefeitura, da situação dos comerciantes locais”, explica a Fiscal Estadual Agropecuária da Adab, Anete Cruz.

Referenciado pelo Ministério da Agricultura, o Projeto de Entrepostos Frigoríficos tem como objetivo verticalizar a produção de carne no Estado, considerando os aspectos culturais, reduzir o impacto ambiental nos municípios e diminuir o abate clandestino na Bahia. “Todas as ações visam a descentralização do setor, minimizando o percentual de abate clandestino no Estado, ao mesmo tempo em que oferece às prefeituras um modelo de gestão compartilhada que dará sustentabilidade ao abate tecnificado em nosso território”, finaliza.

Ascom / Adab