A primeira unidade de entreposto frigorífico modular da Bahia será inaugurada pela Secretaria da Agricultura no município de Barra do Choça no próximo dia 24 de março. O investimento visa a melhoria na qualidade de vida da população local e desenvolvimento na região ao proporcionar práticas adequadas de comercialização, assegurando ao consumidor o acesso ao alimento seguro.

Pioneiros no país e criados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), os entrepostos frigoríficos são estruturas modulares dotadas de equipamentos em aço inox, onde serão feitas as desossas, separando as carnes. Depois de passar pelo entreposto, a carne é levada aos balcões frigoríficos para comercialização.

“O negócio pecuário baiano vem demonstrando significativos avanços que refletem uma gradativa organização da cadeia produtiva da carne e seus segmentos”, avalia o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles. “E o projeto dos entrepostos vem preencher a demanda estrutural dos municípios, possibilitando a correta distribuição e comercialização da carne”, explica o secretário, lembrando que os entrepostos funcionarão anexos ao comércio varejista, com estrutura de equipamentos e instalações adequadas, onde já existem boxes para a venda de carne.

Para proporcionar a viabilidade deste projeto o Estado disponibilizará R$ 3.186.000,00 (três milhões cento e oitenta e seis mil reais) para a implantação de 10 unidades modulares com capacidade de armazenamento para 30 bovinos. “Nossa proposta é dar sustentabilidade à cadeia da carne, combater o abate clandestino e assegurar a alimentação da população com a oferta de carne sadia”, enfatiza o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, citando outros objetivos da iniciativa como atender à demanda dos municípios que não dispõem de frigoríficos e promover a cadeia produtiva da carne, ampliando a quantidade de matadouros inspecionados no Estado.

A ação estratégica e inovadora surge como uma perspectiva de incremento e organização da cadeia produtiva da carne e já foi solicitada pelo Ministério da Agricultura para servir de modelo para as demais Unidades da Federação. “Estamos cumprindo com o objetivo de exercer nosso papel na preservação da saúde pública e no controle de enfermidades”, salienta o Diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas, “Sem esquecer da oferta de alimentos saudáveis, aliada à sustentabilidade ambiental, social e econômica”, finaliza.

Ascom / Adab